Escritório que é escritório tem de ter sempre snacks. Se trabalhas pelo menos 8 horas diárias, num escritório, então sabes o que isto é: uma gaveta cheia de snacks para fazer frente à fome e ao tédio - que por vezes nos assola.

Porém, são também esses mesmos snacks que podem destruir o bom ambiente de trabalho. Basta escolheres um snack errado para desencadear um caos olfativo e irritar até o colega mais zen. William Hanson, o guru da etiqueta do escritório, tem algumas dicas, que partilhou com o The Independent, para garantir que os lanches não sejam um tormento para os colegas de trabalho.

Primeiro, abandona a ideia de que ovos cozidos ou batatas fritas de pacote são aceitáveis. Para Hanson, todos os alimentos com cheiros fortes devem ser evitados.

Agora, quanto aos snacks apropriados, lembra-te de que fruta e iogurtes são os teus melhores amigos. Mas há exceções, no caso da fruta. Laranjas estão na lista de frutas a evitar.


O ideal é seguires estas dicas, na hora de comprares snacks para o trabalho:


  1. Evita tudo o que seja ruidoso ou que possa ter um cheiro forte;
  2. Afasta-te da mesa ao comer, se possível, para evitar fazer uma performance gastronómica;
  3. Se precisares mesmo de comer na tua mesa, escolhe algo que não seja um atentado ao nariz alheio - uma pêra, frutos secos, bolachas ou um iogurte;
  4. Bebidas que exigem palhinhas são como sinfonias de irritação para os teus colegas, por isso o melhor é evitar. Caso queiras mesmo a palhinha, não bebas as últimas gotas como um aspirador.


Lembra-te, a paz no ambiente de trabalho começa com a escolha certa de snacks e um toque de etiqueta.