Finalmente chegou o outono! Na verdade, já tinha chegado há algumas semanas, mas o tempo era mais de verão do que outra coisa. O outono chegou com calor e dias tão bons de praia - que nem sempre os tivemos no verão - que às tantas já não sabíamos em que mês estávamos.

Agora, a conversa é outra. O tempo já se começa a assemelhar cada vez mais ao outono. Aliás, basta olhares para a janela agora. Este outono é como aquele amigo que chega atrasado a uma festa, mas, quando aparece, chama a atenção de todos. Vêm aí dias de chuva e não é uma chuvinha qualquer. É uma chuva abundante e persistente, em quase todo o país.


A partir deste domingo, 15 de outubro, prevê-se chuva de norte a sul do país reforçada por uma massa de ar muito temperada e húmida - conhecida como rio atmosférico. Os impactos disto tudo? Descida brusca das temperaturas, vento capaz de destruir guarda-chuvas, possíveis cheias e deslizamento de terras.



Segundo o site Tempo, a chuva persistente por todo o país vai manter-se durante algumas semanas. É melhor ires buscar os casacos impermeáveis, as mantas, preparar os assados, os bolos, aquecer o chá e acender a lareira. O outono chegou para valer, e parece que veio para ficar.