Até ao concerto dos 40 anos dos Delfins, no dia 6 de abril de 2024, na Meo Arena, já com lotação esgotada, podes conhecer semanalmente no YouTube da RFM e em todas as plataformas 40 anos de histórias de uma das mais populares bandas de sempre da música portuguesa, contadas com a ajuda de muitos convidados, no podcast e videocast “Delfins 40 anos de Histórias”.


Numa conversa informal, “à mesa”, Miguel Angelo e Fernando Cunha dos Delfins reencontram músicos, atores, humoristas e muitos outros profissionais da indústria, amigos que, ao longo de 40 anos, os têm acompanhado no seu “Caminho da Felicidade”.


Os episódios são lançados semanalmente à quarta-feira e disponibilizados aqui no site e na app da RFM (em vídeo e áudio), no YouTube, iTunes, Spotify e Popcasts.


A realização é de Bárbara Afonso.


EP 24 | Delfins - 40 anos de Histórias -os melhores momentos


Dia 3 de abril, dia de anos de Miguel Angelo, lançamos o último episódio com alguns dos melhores momentos de dezenas de bons encontros.

Neste "Best of" encontras Rodrigo Leão e Pedro Oliveira , Tim, José Cid, João Pedro Pais, Tó Zé Brito, Teresa Côrte-Real, Rui Pregal da Cunha, Nilton, António Mendes e Teresa Lage, Nuno Galopim, Miguel Gameiro, António Villas-Boas (Pólo Norte), Carlos Carreiras, Jorge Pêgo, Dora Fidalgo e Luís Sampaio, Olavo Bilac, Paulino Coelho , José Coimbra, David Ferreira, Carlos Maria Trindade e António Cunha, Bernardo Corrêa de Barros, Pedro Vaz, Maria Léon Emanuel Ramalho, Miguel Cadete e Luís Maio, Dinis Rodrigues, Eduardo Santini, Sérgio Silva, Inês Pólvora Hugo Pólvora, Twins e Beatriz Rosário.


EP 24 – O Melhor de... 40 Anos de Histórias!

Foram cerca de 40 pessoas que passaram pelo auditório da RFM num Podcast que celebrou 40 anos de canções dos Delfins. A poucos dias da grande Festa no Meo Arena, o último episódio: um Best Of com os melhores momentos de muitas semanas de saudosos encontros e divertidas conversas! A não perder!


EP 23 | Delfins com Beatriz Rosário e Twins


Bora lá fazer isto como se fosse uma música nova da Beatriz mas que quem já conhece não sinta: "estragaram a música”” - Twins produtor do álbum” A Nossa Vez. As Canções dos Delfins”

Eu estava em casa a ouvir Tom Petty e comecei a cantarolar “Eu sempre gostei de ti” mais à americana”Miguel Angelo sobre “Sou como Um Rio” a música interpretada por Beatriz Rosário no album "A Nossa Vez - As Canções dos Delfins”.


EP 23 – Twins (Produtor) e Beatriz Rosário- disponível dia 27 de março

10 nomes da nova música portuguesa gravam versões de canções emblemáticas dos Delfins sob a batuta do produtor Twins. No início era o gin... mas depois Twins e Beatriz Rosário falam das suas carreiras e relatam a experiência de gravar “Sou como um Rio” para “A Nossa Vez - As Canções dos Delfins”.


 


A primeira vez que ouviu Delfins, Sérgio ficou tão vidrado que pôs o computador em repeat

Inês, desde os 5 anos que obriga os pais, fãs de Depeche Mode, a percorrerem o país atrás dos Delfins

No vigésimo segundo episódio disponível dia 19 de março, os convidados são grandes fãs do grupo de gerações diferentes – O fã açoriano da “velha guarda” Sérgio Silva de 41 anos, que segue o grupo desde os anos 90 e a jovem fã Inês Pólvora que fez neste dia 12 anos e que aos 5 já andava na estrada atrás dos Delfins

EP 22 – Lugar aos Fãs! Sérgio Silva, Inês e Hugo

O que é ser fã de um grupo ou artista? Há idade para ser fã ou a idade não conta? De gerações bem diferentes, os nossos convidados desta semana apaixonam-se pela música e viajam milhares de quilómetros para assistir a inúmeros concertos. E o que sentem os artistas em relação a isso?


EP 21 | Delfins com Dinis Rodrigues e Eduardo Santini

Delfins, Santini e Coconuts

No vigésimo primeiro episódio disponível dia 13 de março, os convidados são dois amigos de Cascais Dinis Rodrigues (da discoteca Coconuts do Farol Hotel) e Eduardo Santini ( dos gelados Santini)

EP 21 – Dinis Rodrigues (Coconuts/Farol Hotel) e Eduardo Santini (Santini)

Santini e Coconuts são marcas emblemáticas da História de Cascais, fruto de visões particulares e que acompanharam muitas vidas, incluindo a dos Delfins. Ouve como os primeiros ensaios não deixavam dormir o Eduardo (neto do Sr. Santini) ou como as noites só acabavam ao pequeno-almoço no Coconuts!


EP 20 | Delfins com Miguel Cadete e Luís Maio


“Em Portugal, nessa altura, o sucesso era muito mal visto!" – Miguel Cadete

No vigésimo episódio disponível dia 6 de março, os convidados são 2 jornalistas de música – Miguel Cadete (Blitz e Expresso) e Luís Maio (Público - um dos jornalistas que mais escreveu sobre os Delfins )

EP 20 – Miguel Cadete (Expresso, Blitz) e Luís Maio (Público, Música&Som)

Dois dos jornalistas que mais escreveram sobre Delfins relembram os primórdios da carreira do grupo e as primeiras publicações sobre música portuguesa. E falam também das vantagens em não existirem telemóveis que permitissem registos nos anos 80 e princípios dos 90! E afinal... o que é ou não é Pop?


Delfins com Marité e Emanuel Ramalho - ep19


Abdicaste de uma carreira em Los Angeles com o produtor dos Fleetwood Mac para ficar em Cascais com o Fernando Cunha?” - Miguel Angelo

Depois de sair dos Delfins, quando estava nos Ravel, Marité teve um convite dos Fleetwood Mac e chegou a trabalhar com Eddy Quintela e Christine McVie, nos Estados Unidos.

No décimo nono episódio, disponível dia 28, os convidados são 2 ex Delfins Marité ( ex.Delfins, ex Ravel) e Emanuel Ramalho (ex baterista dos Delfins, produtor e programador)

EP 19 - Maria Léon (Marité) e Emanuel Ramalho (Delfins, Rádio Macau, Street Kids, Faíscas)

Kutchi Kutchi? Street Kids? Faíscas? Viagem ao início da pop-rock portuguesa dos anos 80, memórias contadas de dentro para fora. Caminhos profissionais que se cruzaram e tornaram íntimos e pessoais. O baterista português que em mais bandas tocou lembra alguns episódios rocambolescos da sua carreira!


Delfins com Bernardo C. de Barros e Pedro Vaz-ep18


"Nos anos 80( ) cada um tinha duas namoradas"

Miguel Angelo

"Eu lembro-me de vos ver passar na rua em Cascais, aquilo era uma loucura!"

Bernardo Corrêa de Barros recorda o sucesso dos Delfins nos anos 90

No décimo oitavo episódio, disponível dia 21, os convidados são 2 amigos de Cascais, responsáveis pelas Festas dos Mar

EP 18 – Bernardo Corrêa de Barros (Presidente Turismo Cascais) e Pedro Vaz (Músico/produtor Festas do Mar)

Datas e mais datas de coisas que nunca se esquecem! Conversa muito animada de melómanos sobre as peripécias das vidas musicais que partilham. O maior Festival com entrada livre do país é tema principal desta conversa apaixonada... e afinal todos os caminhos da felicidade vão dar às Festas do Mar!


Delfins com Carlos M.Trindade, António Cunha -ep17


Fui ao “Indústria” e Pedro Abrunhosa disse-me: “eu estou aqui a fazer um disco”

Carlos Maria Trindade sobre os seus anos de editor na Polygram

O décimo sexto episódio, disponível dia 14 é verdadeiramente imperdível! Os convidados são…

EP 17 - Carlos Maria Trindade (Heróis do Mar/Madredeus) e António Cunha (Uguru, manager Delfins)

Memórias de caracoladas no cubículo, nome da primeira sala de ensaios dos Delfins – situada ao pé de uma mini horta onde os espécimes eram apanhados - numa conversa com duas pessoas muito importantes para o grupo que aqui revelam histórias nunca antes ouvidas nos meandros da Indústria musical!


Delfins com David Ferreira ep16


O gajo não acreditou e e eles tinham razão”. Se eu um dia fizer um livro, no capítulo dos Delfins posso por o título: “As orelhas de burro” David Ferreira -o editor que recusou editar aqueles que seriam os álbum mais vendidos dos Delfins

No décimo sexto episódio, disponível dia 7 de fevereiro, o convidado é o editor David Ferreira

EP 16 - David Ferreira (Editor Valentim de Carvalho)

Histórias rocambolescas de bastidores de uma Indústria em construção por um dos maiores editores de música Nacional, cujo caminho se cruzou com os Delfins na Valentim de Carvalho, no lançamento do 1º álbum (1987). Confessou mais tarde que só assinou os Delfins “porque eles eram muito teimosos!”.


Delfins com Paulino Coelho e José Coimbra - ep15


Imagino o que teria sido o mundo com essas duas bandas – Cavalos Marinhos e Beijinhos e Parabéns” – José Coimbra sobre o nome que os Delfins poderiam ter escolhido

No décimo quinto episódio, disponível dia 31 de janeiro os convidados são dois radialistas amigos dos Delfins Paulino Coelho e José Coimbra

31 de janeiro - EP 15 – Paulino Coelho (RR) e José Coimbra (RFM)

De Fanfarra a Cavalos Marinhos e Delfins ou das rádios locais à RFM, os primeiros anos dão o pontapé de saída a um encontro de profissionais, hoje bons amigos, que subiram a pulso numa Indústria em construção. Das peripécias da época ao cozido à Portuguesa, uma ementa recheada de apuradíssimas histórias!


Delfins com Olavo Bilac - ep14


"Olha filho, está aí um super grupo que mistura os Heróis do Mar, Delfins, Xutos e Pontapés e curiosamente tem lá um que se chama Olavo Bilac como nós" Olavo Biilac sobre o dia em que o pai descobriu que ele não ía estudar para o IADE mas gravar com a Resistência

No décimo quarto episódio disponível a 24 de janeiro o convidado é Olavo Bilac dos Santos e Pecadores e Resistência

EP 14 – Olavo Bilac (Santos e Pecadores, Resistência)

Companheiro de muitas aventuras, Olavo conta como escondeu ao pai a sua profissionalização no palco, até ao dia em que a Resistência tocou no Estoril, com cartazes espalhados por todo o lado! Neste podcast há pernas partidas antes dos concertos e muitas histórias cruzadas que os anos 90 permitiam.


Delfins com Dora Fidalgo e Luís Sampaio- ep13


No décimo terceiro episódio disponível a 17 de janeiro os convidados são dois Delfins

EP 13 – Dora Fidalgo e Luís Sampaio (Delfins)

Em semana de chuva no território nacional, Luís Sampaio recorda como os Delfins levavam (e levam!) a chuva consigo a qualquer lado, incluindo a um Cabo Verde em meses de seca! A Dora evoca o primeiro concerto que fez com a banda e que calhou logo na 1ª parte da Tina Turner no Estádio de Alvalade...



"Aqui a história é que a música não estava editada, os Delfins não tinham editora e passaram num programa Prime Time e chegaram ao top" . – Miguel Angelo

“A canção era top! Na altura era o programa de maior audiência e depois veio aqui uma RFM disputar esta audiência” – Jorge Pego

Os Municípios são feitos de muitas coisas, mas também de sons, músicas, cheiro e quando vamos à questão da música os Delfins são uma marca territorial de Cascais” Carlos Carreiras

No décimo segundo episódio, disponível a 10 de janeiro os convidados são Jorge Pego e Carlos Carreiras – o primeiro radialista a tocar “ A Baía de Cascais” e o Presidente da Câmara de Cascais

10 de janeiro – Ep 12  Carlos Carreiras e Jorge Pêgo (Presidente da Câmara Cascais / radialista)

Esta semana os Delfins recebem o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e um dos padrinhos da banda em início de carreira, o radialista Jorge Pêgo. As viagens no espaço e no tempo – e em contramão na Marginal! - dão o mote a uma conversa com muitos kms percorridos por estes 4 Cascalenses!



Delfins com Jorge Pêgo e Carlos Carreiras - ep12


"Para os Pólo Norte enquanto banda foi fundamental fazermos este caminho juntos com os Delfins. Poderíamos ter conseguido chegar lá, ter feito o nosso caminho na música... mas o facto de (ao fazer as primeiras partes dos Delfins) podermos passar imediatamente para palcos grandes, com milhares e milhares de pessoas… esse caminho permitiu que a nossa música chegasse rapidamente às pessoas. E falo também da influência de aquilo que aprendemos (e não aprendemos). Deixou-nos grandes memórias, grandes amizades e foi... um Caminho da Felicidade". Miguel Gameiro

No décimo primeiro episódio disponível a 3 de janeiro os convidados são Miguel Gameiro e António Villas-Boas dos Pólo Norte

EP 11- Miguel Gameiro e António Villas-Boas (Pólo Norte)

Grandes companheiros do grupo na megadigressão “O Caminho da Felicidade”, os Pólo Norte tornaram-se numa das bandas da geração de ouro da pop dos anos 90. Um podcast com muitas histórias divertidas a descobrir, tal como a origem engraçada da canção “Aprender a ser feliz”. Quem será que deu a ideia?


Delfins com Miguel Gameiro e A. Villas-Boas - ep11


No décimo episódio, disponível a 27 de dezembro, o convidado é Nuno Galopim, jornalista, diretor da Antena 1 e curador do Festival da Canção.

27 de dezembro Ep 10 Nuno Galopim

O Festival da Canção é o mote para uma conversa de apaixonados pela Pop, onde cabem cabeças de golfinho by Joana Vasconcelos para o espetáculo “Ser Maior”, em 1993 (hoje perdidas no espaço) e a evocação dos anos 90, quando a música tinha um papel secundário muito principal nos média nacionais.


Delfins com Nuno Galopim ep 10


No nono episódio, disponível a 20 de dezembro os convidados são António Mendes e Teresa Lage

20 de dezembro Ep 09 António Mendes e Teresa Lage

Um podcast com os “donos da casa”, o percurso comum da RFM e do grupo numa ligação “todo-o-terreno”: jipes a capotar no meio da Serra, histórias sobre primeiras partes de grandes artistas internacionais e o grupo a gravar um disco na RFM e o Miguel Angelo a acenar ao mar a meio da noite...


Delfins com Antonio Mendes e Teresa Lage ep 09


No oitavo episódio, disponível a 13 de dezembro o convidado é Nilton

13 de dezembro Ep 08 Nilton

Não é segredo nenhum que os Delfins foram alvo dos comediantes nos anos iniciais do stand up em Portugal... Mas segredo maior é o que o Nilton nos revela sobre o início da sua carreira e um misterioso manager! Memórias conjuntas sobre um louco Cruzeiro de humor e música são também aqui revisitadas.

"Tinha a ver com uma estatística americana que morriam os músicos aos 27. Eu tinha 37 anos nessa altura e ele dizia: "Estás-nos a dever uma overdose há 10 anos". Mas essa tem graça". Miguel Angelo


Delfins com Nilton - ep 8


No sétimo episódio, disponível a 6 de dezembro, o convidado é Rui Pragal da Cunha, vocalista dos "Heróis do Mar"

6 de dezembro Ep 07 Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar)


A conversa desta semana dá-se muito perto do local onde se situou a 1ª sala de ensaios dos Heróis, atrás das instalações da RFM! Revisitam-se os primeiros concertos das bandas e a estrada nos anos 80. E sabias que foi o Rui o designer das roupas que os Delfins levaram ao Festival da Canção, em 1985?


Descobre ainda como é que Miguel Angelo entrou para os Delfins a cantar Heróis do Mar e quais eram um dos restaurantes preferidos das bandas portuguesas dos anos 80 e 90 que começou numa bomba de gasolina.


Delfins com Rui Pregal da Cunha - ep 07


"Eu quero que vocês façam essas músicas para os textos de Gil Vicente e que sejam atores também"- Foi assim que o saudoso encenador Carlos Avilez convidou, em 1994, os Delfins a criarem uma "opera rock"!


No sexto episódio, disponível a 28 de novembro, a convidada é a atriz Teresa Côrte-Real que contracenou com os Delfins na peça “Breve Sumário da História de Deus", encenada por Carlos Avilez.

28 de novembro Ep 06 atriz Teresa Côrte-Real (TEC Teatro Experimental de Cascais)

Numa homenagem à vida e génio do encenador Carlos Avilez, esta conversa com a atriz Teresa Côrte-Real, pouco antes da sua partida, relembra histórias incríveis sobre a participação dos Delfins na peça “Breve Sumário da História de Deus" (Gil Vicente), levada à cena em 1994 no Teatro Mirita Casimiro.


Delfins com Teresa Côrte-Real ep 6


No quinto episódio, disponível a 22 de novembro, o convidado é Tozé Brito, o edtitor dos Delfins nos seus anos de Platinas!

22 de novembro Ep. 05 Delfins com Tozé Brito

Memórias de um sistema de som a deitar fumo na primeira aparição pública de um grupo que se iria chamar Delfins e viagens no tempo até aos anos 60 para a primeira vez do Tó Zé Brito com Os Duques, o início de uma vida cheia de canções, projetos e papéis principais na Indústria da música portuguesa.

Tozé Brito recorda também os tempos áureos da sua carreia de editor …precisamente com os Delfins : “Foram os maiores estouros que eu tive como editor! Em termos de vendas nada se comparou a isto no catálogo português …. Em Portugal números daqueles nunca tinham acontecido”.


Delfins com Tózé Brito Ep 05


No quarto episódio, disponível a 15 de novembro, o convidado é João Pedro Pais que começou a sua carreira músical como ...Delfim!

15 de novembro Ep. 04 Delfins com João Pedro Pais

Como num bom encontro de resistentes a conversa começa com a evocação da Resistência, o supergrupo nacional. Mas rapidamente se centra o tema e viaja até aos anos 90, à estreia em TV de João Pedro Pais a cantar Delfins e a uma ocasião em que este convidado esteve à altura de um Enrique Iglesias.

João Pedro Pais fala ainda do que aprendeu como desportista, da vida de um músico na tropa, de Bryan Adams e muito mais.


Delfins com João Pedro Pais - Ep 04


No terceiro episódio, disponível a 8 de novembro, o convidado é o grande José Cid... que já foi baterista dos Delfins!

8 de novembro Ep. 03 Delfins com José Cid

O convidado desta semana é José “tenho as melhores cordas vocais do Mundo” Cid, numa conversa à volta de histórias partilhadas e alfinetadas divertidas a que José Cid já nos habituou. Revela-se aqui também o mistério e paradeiro do microfone desparecido a Elton John em Vilar de Mouros

Descobre ainda quem proibiu Cid de cantar por ter voz de menina, como é que o autor de “Um grande, grande amor” virou baterista dos Delfins, qual o segredo da sua energia e muito mais.


Delfins com José Cid - Ep 03


No segundo episódio, disponível a 1 de novembro, o convidado foi Tim, dos Xutos e Pontapés, companheiro de Miguel Angelo e Fernando Cunha na Resistência.

1 de novembro -Ep 02 Delfins com Tim (Xutos e Pontapés)

U2, Johnny Hallyday, Xutos &Pontapés, Delfins... A partir das imagens dos U2 em Las Vegas viaja-se pelas grandes produções dos grupos estrangeiros e portugueses e nas histórias que ficaram de tantos anos na estrada e das peripécias nos seus primórdios.

E tantos anos depois, Tim regressa à escola...


Delfins com Tim - Ep 02


No primeiro episódio, lançado dia 25 de outubro, os convidados foram Rodrigo Leão e Pedro Oliveira dos Sétima Legião,

25 de outubro - o Ep 01 Delfins com Sétima Legião (Rodrigo Leão e Pedro Oliveira)

Os primeiros anos. Companheiros na mítica editora Fundação Atlântica no início de carreira, Sétima Legião e Delfins davam os primeiros passos, uns usando gabardinas, outros camisas às risquinhas Beach Boys... E quem sabia que os Sétima Legião fizeram coros num tema do primeiro álbum dos Delfins?

Não percas ainda, neste episódio (em baixo), as histórias de como os músicos das duas bandas se conheceram nos anos 80, de festas no Frágil com António Variações, de viagens de 7 horas em que cada carrinha ía parar a uma terra diferente, de digressões só de jantares… e descobre porque é que a Sétima Legião não tocou com David Bowie.


Delfins com Sétima Legião - Ep 01

Quarta- feira dia 25 de Outubro os Delfins estiveram noo 6 PM da RFM para o lançamento do podcast