O início desta semana ficou marcado pela depressão Babet, que trouxe precipitação e vento forte a Portugal continental. Verificaram-se estragos, em algumas zonas do país, e inundações, sobretudo, em Faro.
No entanto, prevê-se que o mau tempo não vai ficar por aqui... Espera-se uma outra depressão, chamada Aline, que chega ao nosso país, esta quinta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê uma “situação bastante gravosa” de chuva e vento muito forte nas regiões do centro e sul. Desta forma, o IPMA aconselha o teletrabalho e o adiamento de viagens não essenciais.
"O teletrabalho não é má ideia, assim como adiar uma viagem que não é absolutamente necessária. Isto porque vai ser um dia muito difícil para andar na estrada. Qualquer pessoa que possa contribuir para não agravar o trânsito deve fazê-lo. Quem vive no campo deverá acautelar os seus interesses – protegendo animais, por exemplo – porque vai ser um dia muito complicado", alertou Paula Leitão, meteorologista do IPMA, em declarações ao Público.
Assim sendo, se tiveres oportunidade, opta por trabalhar a partir de casa, uma vez que o trânsito deverá estar caótico. As estradas deverão estar escorregadias e com pouca visibilidade, logo a probabilidade de acontecerem acidentes é maior.
Apesar de, esta quarta-feira, ser "um dia um pouco mais tranquilo", a depressão Alive vai trazer "um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas".
Já nesta sexta-feira e no fim-de-semana, os aguaceiros vão estar presentes, mas com menor intensidade.