A Japan Airlines, a principal companhia aérea do Japão, teve um problema de peso - literalmente - na última quinta-feira, quando viu a lista de passageiros de dois dos seus voos, que tinha alguns dos homens mais pesados do país. E não era por acaso.

No voo, iam alguns lutadores de sumo com destino a Amami Oshima, uma ilha no extremo sul, onde estava a acontecer uma competição. Os atletas foram distribuídos por dois aviões, mas, segundo o The Guardian, a companhia aérea decidiu organizar um voo extra, à última hora, com receio de que os lutadores excedessem o peso limite para voar.


Os lutadores de sumo pesavam em média 120 quilos, quando o peso de um passageiro médio é de 70 quilos, daí a preocupação da companhia aérea com a questão do peso. Isto porque os aviões que voam dentro do Japão são mais pequenos e suportam menos peso e reservar um avião maior para fazer esta viagem não seria possível, visto que a pista do aeroporto de Amami não tem capacidade para acomodar um avião maior.

Este tipo de imprevistos podem acontecer com alguma frequência nas companhias aéreas, já que não existe um peso mínimo para se ser um lutador de sumo. Orora foi um lutador de sumo que no auge da carreira pesava 292,6 quilos.