31 anos! Era esta a idade de Bobi, o cão português que superou todas as expetativas e conquistou, em fevereiro deste ano, o recorde de cão mais velho do mundo.


Este domingo, 22 de outubro, Bobi partiu depois de uma luta incansável, dias após ter sido hospitalizado, como explica o seu dono, Leonel Costa, à SIC Notícias. "Iniciámos um tratamento específico. No entanto, ele não resistiu. Foi uma luta dura e só um guerreiro como ele podia ter aguentado esse tempo."


O anúncio da partida de Bobi foi feito pelo estúdio de fotografia de animais, Le Terrier Studio. Para Leonel e a sua família, a partida de Bobi traz a sensação de que um dos seus pilares ruiu. No entanto, eles sabem que o que permanece são as melhores memórias de uma longa vida em que Bobi não apenas encontrou a felicidade, mas também a distribuiu.


A história de Bobi começou em Conqueiros, uma aldeia do concelho de Leiria, em Portugal, onde nasceu no dia 11 de maio de 1992 numa ninhada de três cães. Como a família de Leonel não podia ter mais animais, aproveitaram a distração de Gira, a mãe de Bobi, para lhe retirarem os filhos.


Os irmãos de Bobi foram mortos e ele não, graças a uma grande trivialidade.



Leonel, que tinha 8 anos na altura, reparou que a mãe de Bobi continuava a visitar o barracão mesmo não tendo, supostamente, os filhos lá. Até que Leonel e o irmão foram investigar e encontraram Bobi escondido. A cor de mel do seu pêlo ajudou-o a camuflar-se no meio da lenha, o que o salvou da morte. Leonel e o irmão decidiram guardá-lo em segredo, até que a família descobriu e decidiu ficar com ele.


Apesar da repreensão que levou, Leonel revelou, no 31º aniversário de Bobi, que valeu tudo a pena.


Em fevereiro deste ano, Bobi conquistou um lugar no Guinness World Records como o cão mais velho do mundo, com 30 anos e 266 dias. A celebração do seu último aniversário, 31º, foi em grande e com direito a cobertura nos variados meios de comunicação. A festa aconteceu na casa da família, em Leiria, e reuniu uma centena de convidados de todo o mundo, com direito a porco no espeto e dourada. Foi um dia memorável para Bobi, a família e os convidados.


Bobi, o cão mais velho do mundo, partiu, mas ficam as memórias que continuarão a aquecer os corações daqueles que tiveram a sorte de conhecê-lo. É um orgulho ver um cão português a bater recordes mundiais.