Em Miami, está a ser desenvolvido um novo projeto em prol dos professores. Se tens um professor na família, ou se tu és professor, sabes melhor do que ninguém os desafios que eles enfrentam. Todos os anos, a vida pode mudar e, num dia, estão a dar aulas no norte e, no outro, no sul do país. Andar sempre com a casa às costas é uma condição inerente à vida de muitos professores.

Estar longe dos amigos e da família é uma parte do problema, enfrentar os elevados preços das rendas é outro. Por isso, Miami quer construir novas escolas onde os professores não só dão aulas lá, como também podem dormir. Tudo no mesmo edifício. Assim, não vão ter de enfrentar mais o trânsito matinal, nem acordar muito mais cedo para chegar a horas ao trabalho porque só precisarão de descer as escadas e estão diretamente na sala de aula.


Este projeto permitirá não só combater a escassez de professores, como proporcionar acesso a habitação a preços acessíveis, um desafio que assola muitos centros urbanos - quem mais para conhecer bem esta realidade do que os portugueses?

As escolas vão ter um design acolhedor e inovador, para que alunos e professores se sintam em casa. Para além dos apartamentos para os professores, a escola terá um ginásio e um espaço de lazer.


O líder deste projeto, Raul Perez, quer com isto promover "a retenção de professores". "Há uma escassez de professores em todo o país e o mercado de aluguer de casas no sul da Flórida é extremamente caro, e esta é uma maneira única de combater as duas coisas de uma vez", disse ao New York Post.