Nos Estados Unidos, há estudos que dizem que um em cada quatro adolescentes deseja, um dia, ser influencer, tal como avança a unilad. E é possível que assim seja um pouco por todo o mundo.


Uma das causas é, eventualmente, um caso como o de Zheng Xiang Xiang, que se tornou uma referência para milhares de jovens, no mundo dos influenciadores. Ser um criador de conteúdos digitais dá trabalho e é muito mais do que publicar fotografias, marcas ou imagens. A verdade é que a perceção que fica é que esta é uma vida fácil e dá dinheiro.


Zheng Xiang Xiang é uma influencer que faz publicações e transmissões ao vivo no Douyin, que é a versão chinesa do TikTok, onde mostra muitos produtos - cada um deles é exposto apenas durante três segundos - e ganha o equivalente a 14 milhões de euros por semana.


Zheng, que tem um milhão de seguidores e que começou nesta atividade em 2017, tornou-se conhecida por ter uma atitude inexpressiva e por recorrer a técnicas de venda muito rápidas. A verdade é que as suas publicações atingem milhares e milhares de visualizações.


Habitualmente, pega no produto, exibe em segundos, diz o preço e atira para o lado. Dizem os especialistas que foi esta imagem de marca minimalista e mais real, diferente de outros e outras influencers que cativou o público e lhe aumentou significativamente o número de seguidores.



Com o sucesso de Zheng e para não haver imitações, a rede social Douyin impôs uma nova norma em outubro que implica a proibição de apenas apresentar os produtos. A regra diz que os produtos devem ser apresentados e descritos, ainda que de forma básica, sob pena de pagarem multas ou verem a conta nesta rede social fechada.


Zheng Xiang Xiang mantém, para já, o seu estilo seco e rápido e que dá milhões, mas poderá ter de, também ela, aderir às novas normas impostas pela rede social Douyin.


(Imagens: Reprodução de vídeo)