Neste Natal, o município do Porto decidiu suspender a adoção de animais de estimação, por considerar que "um animal não é um presente".

Esta decisão, que ecoa como uma chamada à consciência, foi divulgada através do portal de notícias do Porto, demonstrando a firme convicção de que a adoção de animais deve ser um ato responsável e livre de impulsos momentâneos ou natalícios.


A suspensão temporária das visitas e processos de adoção até o dia 5 de janeiro é uma pausa deliberada, um intervalo reflexivo para lembrar a todos que a decisão de trazer um animal de estimação para casa é uma escolha séria e tem de ser ponderada.



Ao reconhecer que os animais exigem tempo, dedicação e afeto, o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) lança um apelo ao coração de cada pessoa que queira adotar um animal. "A decisão de adotar um cão ou um gato deve ser bem ponderada. Os animais precisam de muito empenho e tempo livre. Quem quer adotar um animal deve ter em consideração o estilo de vida e projetos futuros e avaliar se terá tempo para o educar e satisfazer as suas necessidades, sejam as de alimentação, higiene, lazer e afetos", refere o CROA.


Se és do Porto ou se já estiveste lá nesta época natalícia, de certeza que já reparaste nos cartazes espalhados nas ruas que dizem: "Adote – Não somos um presente de Natal, somos um amigo para a vida!". A missão do município do Porto é continuar com estas ações de sensibilização enquanto houver animais abandonados ou maltratados na cidade.