Até no século XIX, as mulheres reviravam os olhos.

Um quadro dessa época, "La Fiancée Hésitante" - "A Noiva Relutante", em português - mostra uma senhora, num ambiente de luxo, rodeada por outras três mulheres, - uma delas está a beijá-la-, e sem grandes pudores em expressar a sua indignação. A mulher surge, em pleno quadro, a revirar os olhos.

O artista é Auguste Toulmouche que, na época, foi ofuscado pela chegada dos pintores impressionistas. Mal ele sabia que, 150 anos depois, a sua obra se ia tornar viral e reavaliada por historiadores de arte. E tudo porque ele conseguiu desenhar na perfeição o mítico e assustador revirar de olhos de uma mulher.


Enquanto a noiva posa no seu vestido deslumbrante, o seu rosto diz mais do que mil palavras. As mulheres do século XIX podiam ter sido limitadas pelos seus espartilhos, mas os olhos eram inegavelmente livres para expressar o desagrado. A pintura, que outrora foi considerada quase uma piada, agora é resgatada das sombras e lançada no centro das atenções, graças ao TikTok.




A história de "La Fiancée Hésitante" é agora recontada por entusiastas de arte que dão vida aos pensamentos que passavam pela cabeça da protagonista do quadro. Apesar de Auguste Toulmouche não ser um artista feminista, as mulheres que pintava são hoje interpretadas como um manifesto contra as expectativas opressivas da sociedade da época.


A entusiasta de arte Tatyana About Art apelida, no TikTok, a pintura de tragédia. Na visão dela, o quadro retrata o momento depois de a noiva se casar com o marido por quem não está apaixonada. As mulheres à volta tentam reconfortá-la, enquanto outra brinca com uma coroa de flores ao espelho, talvez a sonhar com o dia do seu próprio casamento.