Toda a polémica estalou por causa do Novo Ano chinês, que começa no dia 4 de fevereiro de 2024, e é o ano do dragão.

A aproveitar a proximidade das festividades, uma clínica veterinária da cidade de Chongqing lançou uma promoção de cirurgias às orelhas dos gatos para que se pareçam com as do rato Mickey, de acordo com o South China Morning Post, no valor de cerca de 38 euros.


Acontece que esta iniciativa promocional está a levantar muita controvérsia junto da comunidade de médicos veterinários, para além das opiniões de muitas outras pessoas. Esta transformação das orelhas requer duas intervenções. Uma primeira para cortar as orelhas e arredondá-las, com anestesia. Num segundo momento, as orelhas são submetidas a uma outra cirurgia para que fiquem direitas (ou seja, para cima, como as do rato Mickey). Esta segunda intervenção é de “estética” e dura no máximo 60 dias, pelo que se os donos quiserem que as orelhas do gato fiquem de novo direitas, o animal terá de ser submetido a outras intervenções.


De acordo com o mesmo jornal, não há, na China, limitações legais a este procedimento, mas as críticas são muitas a esta nova tendência, até porque, segundo alguns médicos veterinários, existe “a possibilidade de os animais desenvolverem comportamentos autolesivos devido à dor e danificar a estrutura natural das orelhas pode causar problemas psicogénicos em alguns animais de estimação. Por exemplo, os mais sensíveis podem coçar-se repetidamente devido à dor excessiva.”


Uma tendência que está a preocupar veterinários e a comunidade, em geral.