O iníco do ano é, para muitas marcas, o momento para anunciar as coleções de roupa que têm em mãos. Sejam elas de roupa, de biquínis, de malas ou de calçado.

Foi esse o caso da marca australiana Moana Bikini, que escolheu um modelo masculino para a sessão fotográfica da nova coleção.

Com a sessão feita e com os biquínis prontos a ser vendidos, Moana Bikini partilhou as novidades com os seus mais de 500 mil seguidores, recentemente, e recorreu a um vídeo do modelo, que se chama Jake Young, para tal.

E foi aí que a polémica se gerou, rapidamente!



A marca australiana recebeu uma avalanche de críticas, com vários seguidores a mostrar-se contra um homem a vestir biquínis, aparentemente, para mulheres.

Na caixa de comentários, lê-se, por exemplo, "os homens parecem estar a tentar apoderar-se de tudo o que as mulheres consideram delas, (...) apoiem o que quiserem, mas não concordo com homens em fatos de banho de mulher", "acabei de deixar de seguir, não suporto isto", "colocar um homem a vestir roupa de mulher não nos empodera".

No entanto, houve também algumas pessoas - ainda que em menos quantidade - a defender a escolha da marca.

Lê-se também, por exemplo, "isto é a melhor coisa de sempre", "a Moana empodera todos os corpos desde 2011, este vídeo não vos deve chocar", "estou chocada com os comentários, a homofobia e a transfobia é gritante, acho que toda e qualquer pessoa deve sentir-se com poder e ter o direito de usar os modelos" e ainda "honestamente, este post faz-me apoiar-vos mais".

Em resposta às inúmeras críticas, a marca e o próprio modelo defenderam-se, de acordo com o jornal Mirror, e disseram, respetivamente.

"Se o Jake num dos nossos biquínis vos incomoda isso é um problema vosso", disse Moana Bikini.

"Há muitos tipos diferentes de mulheres. Mulheres com anatomia diferente daquela que é considerada "normal". Eu não sou uma mulher nem nunca afirmei sê-lo. Este post está simplesmente a dar poder a uma minoria e estou eternamente grato por isso. O vosso ódio é um reflexo das vossas próprias inseguranças, não das minhas", afirmou Jake Young.


(Imagens: Instagram)