Quem diria que certas partes do nosso corpo são como plantas que só precisam de ser regadas de vez em quando. Todos apreciamos uma boa higiene e, de preferência, diária, mas sabias que não precisas de lavar certas partes do corpo, todos os dias?
Ouvidos e orelhas
Os recantos preferidos para limpar, sobretudo com um cotonete, certo? Já todos sabemos - ou devíamos saber - que os cotonetes não são aconselhados por muitos médicos, mas há quem insista em usá-los, porque conferem aquela falsa sensação de limpeza a fundo.
O que poucos sabem, ou se lembram, é que a cera é o escudo de proteção dos ouvidos e ao usares cotonete estás a empurrar ainda mais a cera para dentro.
Pele
A pele, a nossa fiel armadura contra o mundo, também merece um descanso. Sim, podes lavar a cara e o corpo, mas esfregar/esfoliar, todos os dias, não é aconselhável. A dermatologista Jody Levine alerta ao site The Healthy: "Esfoliar excessivamente a pele pode ser tão prejudicial quanto usar produtos errados".
Intestino
Como assim? Calma, falamos daqueles planos de detox, que são cada vez mais comuns, sobretudo nas redes sociais. A gastroenterologista Roshini Raj avisa que o corpo já tem os seus próprios super-heróis, chamados fígado e rins. Deixemos esses órgãos fazerem o seu trabalho sem interferências desnecessárias.
Cabelo
Agora, o cabelo. A cabeleireira Elle Kinney faz um apelo, ao mesmo site: "Lavar todos os dias é demais. Precisas de dar ao teu couro cabeludo uma hipótese de se equilibrar naturalmente". Dica: Usa champô seco, quando acabares de lavar o cabelo para evitar a oleosidade.
Vagina
Por último, mas não menos importante - esta é para as mulheres: a vagina. Água pura, essa é a chave. Se decidires usar sabonete, que seja suave e sem perfume.