Há muitos segredos e dicas para termos um estilo de vida saudável. Sabemos também que a alimentação é fundamental para atingir esse objetivo e é com frequência que somos aconselhados a não consumir certos alimentos. Então, e se nos dissessem que devíamos era aumentar a ingestão de alguns desses alimentos?

Confuso? Talvez não, se olharmos para a opinião de Teresa Fung, citada pelo harvard health blog, adjunta do departamento de nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health. Diz Teresa Fung que existem 5 opções com elevado valor nutricional que devem ser incluídos na nossa dieta diária ou consumidos com maior frequência.


Pensa num alimento que pode beneficiar a tua saúde de três modos diferentes. A nutricionista refere que o salmão se destaca entre os restantes peixes, uma vez que é uma opção especialmente vantajosa devido à sua riqueza em proteínas, ácidos gordos, vitamina D e ómega-3. Estas propriedades apresentam benefícios comprovados para a saúde cardiovascular, cerebral e óssea.


Dentro da categoria das frutas, Fung salienta os mirtilos como um fruto rico em antioxidantes, fibras e vitaminas A e C. Para além de todas as suas propriedades apresenta baixas calorias, a nutricionista aconselha que, caso não seja possível o seu consumo, poderá substituir-se por outros frutos da mesma “família” como as romãs, ou as cerejas, ou até amoras e framboesas.


Usas os frutos secos como snack? É isso, mesmo. Continua a pô-los na lancheira. São alimentos altamente calóricos, porém oferecem gorduras saudáveis, proteínas e vitaminas, além disso são uma fonte significativa de magnésio, proteínas e açúcares. A nutricionista recomenda o consumo moderado dos mesmos, sugerindo um punhado por dia, sem adição de sal, preferencialmente ao natural. A melhor parte é que há para todos os gostos, desde nozes, amêndoas, pinhões, avelãs, pistácios, amendoins e cajus.


Podem até ser o terror das crianças (e de alguns adultos), mas as couves de Bruxelas são um tesouro nutricional incluindo vitamina A, C e K, potássio e ainda apresentam propriedades antioxidantes. Com baixas calorias, são uma excelente opção, no entanto, o sabor não as torna tão atrativas. Podes sempre explorar receitas diferentes e não as sirvas simplesmente cozidas.

Por fim, o iogurte natural. É uma dose de probióticos, bactérias saudáveis que ajudam a manter o intestino a funcionar corretamente e contribuem para uma melhor saúde geral. O iogurte é um alimento rico em nutrientes, proteínas, cálcio, magnésio, vitamina B12 e alguns ácidos gordos. Se não és fã do sabor amargo, tenta a combinação de iogurte, mirtilos e uns frutos secos. E, se colocares numa taça bonita, até pode ficar bem no teu instragram.


Em conclusão, se seguires as recomendações de Teresa Fung, e incluíres regularmente estes cinco alimentos podes alcançar um estilo de vida ainda mais saudável.