Num simples passeio em Lisboa e no Porto, és capaz de ver várias estátuas e bustos de figuras importantes da nossa História.

No entanto, em Lisboa, das 63 estátuas que existem, apenas 7 são de mulheres, e, no Porto, a tendência é semelhente, onde de 89 bustos presentes, 13 representam mulheres, tal como apurou a Renascença.

Esta realidade não se verifica apenas em Portugal, mas também em outros países europeus, como é o caso da Dinamarca.

Por lá, o ministro da cultura, Jakob Engel-Schmidt, tem como objetivo inaugurar mais estátuas de mulheres, uma vez que existem "mais de animais míticos e cavalos".

E foi num passeio pelas ruas de Copenhaga, com a filha de três anos, que percebeu a quantidade reduzida de estátuas femininas.

No país, existem 321 estátuas, sendo que apenas 31 são de mulheres e todas as outras são dedicadas a animais e a homens.

Como tal, Jakob Engel-Schmidt pretende gastar 50 milhões de coroas dinamarquesas (aproximadamente, 6,7 milhões de euros) para corrigir esta discrepância.

"É esta a imagem espelhada em que a próxima geração crescerá? Especialmente quando se considera que umas quantas conquistas cruciais da sociedade aconteceram graças às mulheres. Todos nós precisamos de modelos e que nos ajudem a compreender o nosso passado comum", questionou, citado pelo The Guardian.

O orçamento que o ministro da cultura pretende gastar quer também contribuir para um comité que consiga identificar mulheres que, pelos seus feitos, devem ser homenageadas.

"Gostaria de usar a minha voz para prestar homenagem e reconhecer as muitas mulheres da história dinamarquesa", acrescentou.

Algumas das mulheres sugeridas pelo ministro para serem homenageadas foram a pasteleira Karen Volf, a primeira médica da Dinamarca, Nielsine Nielsen, e a primeira mulher embaixadora do país e membro do comité que negociou a declaração de direitos humanos da ONU, em 1948, Bodil Begtrup.

No entanto, Jakob Engel-Schmidt recorreu ao Twitter para pedir sugestões de mulheres que devem ser homenageadas.

"Será que a próxima geração crescerá em cidades com mais estátuas de animais e cavalos míticos do que de mulheres? Não! Portanto, quero pedir a uma equipa de especialistas que indique exatamente que mulheres merecem ser representadas na paisagem. Mas, por favor, ajudem-me com sugestões. Quem nos falta e onde?"