Era o tema do momento: o que tinha acontecido a Kate Middleton. Desde o Natal que não aparecia em público e, desde a operação ao abdómen, em janeiro, que muito se escreveu sobre o que poderia ter acontecido à princesa.


Agora, depois de muitos meses de especulação, chega finalmente a resposta pela voz da própria Kate Middleton. A princesa anunciou num vídeo publicado esta sexta-feira que está a fazer quimioterapia, após exames feitos na sequência da cirurgia abdominal terem revelado a presença de cancro.


Inicialmente, a cirurgia ao abdómen era para tratar uma doença não cancerosa, mas não especificada, só que os exames feitos posteriormente revelaram que tinha sido detetado cancro. "A minha equipa médica aconselhou que me submetesse a quimioterapia preventiva e estou agora nas fases iniciais desse tratamento", disse.


Estes meses em silêncio e sem aparecer em público serviram para digerir a notícia em família e com a privacidade merecida: "Levou-nos tempo para explicar tudo ao George, à Charlotte e ao Louis de uma forma apropriada para eles e para lhes assegurar que vou ficar bem".


Apesar do choque, Kate Middleton mostrou-se bastante confiante e positiva quanto à recuperação: "Como lhes disse, estou bem e a fortalecer-me todos os dias, concentrando-me nas coisas que me vão ajudar a sarar: na minha mente, no meu corpo e no meu espírito."