Utilizar o telemóvel, enquanto fazemos tarefas do dia-a-dia, é muito comum e quase rotineiro, mas há alturas em que isso nos pode trazer problemas.


Uma das consequências da utilização do telemóvel é a falta de atenção que temos com a nossa postura. Ao caminhar, enquanto falamos ao telemóvel, restringimos o balanço dos braços que é importantíssimo para estabilizar o corpo e melhorar o equilíbrio lateral.

Os movimentos dos braços enquanto caminhamos servem, entre várias coisas, para ter um melhor aproveitamento da energia.

Interromper estes movimentos pode reduzir a estabilidade da caminhada, visto que estão diretamente ligados ao equilíbrio. Pode também obrigar a estratégias de estabilização energeticamente dispendiosas, por exemplo, aumentar a ativação dos músculos do tronco.


Outro fator importante é que estar a segurar no telemóvel faz com que o braço esteja retraído quando devia estar esticado, o que pode causar dores de ombro. Já a posição da cabeça também é importante, visto que costuma estar voltada para baixo enquanto falamos ao telemóvel. O correto é a posição com a cabeça para a frente e as orelhas alinhadas com os ombros em visão lateral.

Todos os movimentos incorretos podem causar tensões nos músculos, portanto há que ter atenção à forma como usamos o telemóvel ao caminhar.


Se costumas caminhar enquanto usas o telemóvel, pondera começar a alterar este comportamento a bem da tua postura corporal.