Pão é como aquele amigo de confiança que está lá sempre para o bem e para o mal. Ora comes porque estás a ter um dia mau, ora porque precisas de celebrar uma grande novidade. Só que, por vezes, até mesmo os melhores amigos têm defeitos e podem levar-nos para problemas.
É o caso de alguns pães. Alguns são como o lado negro da força e, apesar de te saberem pela vida, fazem mal à saúde. O site SheFinds falou com a nutricionista Lisa Richards, que lançou um alerta: evita dois tipos de pães, o pão branco e o pão doce, pois podem causa inflamação e aumento de peso.

Pão Branco: O Inflamatório

É o amigo de todas as festas, mas inimigo número um do teu intestino. De acordo com a nutricionista, este "é a pior forma de pão para consumir por vários motivos, mas principalmente pelos efeitos inflamatórios". Para além de causar inflamação, e prejudicar a saúde do teu intestino, também alimenta bactérias nocivas.



Pão Doce: A Armadilha

São uma tentação e muito práticos para o dia-a-dia, porque têm uma validade longa, mas são perigosos para a saúde. "Quanto mais segues uma dieta rica em açúcar, mais o corpo se torna resistente aos efeitos da insulina na redução do açúcar no sangue." Portanto, quando consomes pães açucarados regularmente podes estar a levar o teu corpo a níveis mais elevados de inflamação e quilos extras.



Felizmente, há muitas maneiras de desfrutar o pequeno-almoço sem quilos de açúcar e carboidratos prejudiciais à saúde e sem desistir do pão. Dá primazia a pães de massa mãe, pães escuros e de sementes.