Agora que os dias quentes estão aí, colocamos a pergunta que importa: afinal, beber bebidas geladas pode congelar o cérebro? Se já bebeste uma bebida muito gelada, com muito fulgor, de certeza que já sentiste aquele "brain freeze", ou congelamento cerebral, certo? Agora, será que o cérebro congela mesmo? É a pergunta para a qual temos uma resposta!


A verdade é que essa sensação de congelamento não é literal; o cérebro não está a congelar mesmo. Em vez disso, o que ocorre é uma resposta do nosso corpo a uma rápida mudança de temperatura, segundo o site Medical News Today. Quando consumimos algo extremamente frio, como um gelado ou uma bebida gelada, o nervo trigémeo, responsável por regular o fluxo sanguíneo no cérebro, é estimulado.


Esse nervo percorre a parte inferior da boca e a sua ativação desencadeia uma série de reações no organismo. Uma delas é o aumento repentino do fluxo sanguíneo para o lóbulo frontal do cérebro. Essa reação é uma espécie de mecanismo de defesa do corpo, que procura aquecer a região afetada pelo frio excessivo.


A rápida dilatação dos vasos sanguíneos, cerca de 20% a mais do que o habitual, é o que causa a intensa dor de cabeça, localizada especialmente na testa.



Apesar de ser uma experiência desconfortável, não é caso para te alarmares. A verdade é que esta sensação desaparece numa questão de segundos. Para amenizar o desconforto, respirar profundamente e pressionar a língua contra o céu da boca podem ajudar a acalmar o nervo trigémeo e a aliviar a dor.