Nestes últimos dias, parecia que estávamos no verão, não era? Praias e esplanadas cheias, roupa de verão à vista e belos finais de tarde que já deram para tirar o edredão da cama. Porém, o calor foi de pouca dura e as temperaturas vão descer nos próximos dias.


Uma massa de ar polar continental prepara-se para fazer uma entrada triunfal, trazendo consigo uma brisa fresca e o ressurgimento das camadas de roupa guardadas.

A partir desta segunda-feira, 22 de abril, de acordo com as previsões do climatologista Mário Marques, em entrevista à CNN Portugal, o frio vai dar o ar de sua graça, especialmente nas regiões norte e centro.



O ápice do frio está marcado para esta terça-feira, 23 de abril, quando cidades como Bragança e Guarda poderão acordar com mínimas de 0 graus, uma lembrança subtil de que o inverno não está tão distante quanto parece. Os dias seguintes prometem manter esse frescor, com temperaturas mantendo-se de maneira geral até sexta-feira.


Apesar do frio, não há previsão de chuva. Porém, a probabilidade de formação de gelo e geadas paira sobre algumas áreas, como planaltos e serras. Mas não é só de frio que vive a primavera. A incerteza toma conta a partir de quinta-feira, 25, com a possibilidade de um novo aumento das temperaturas em várias partes do país. No entanto, as altas pressões no Atlântico mantêm-se firmes, prometendo um ambiente ameno ou fresco como predominante.

Enquanto isso, o climatologista Mário Marques faz uma pausa para lembrar que a chuva e até mesmo o granizo são visitantes bem-vindos nesta época do ano. Com um toque de humor, ele lembra aos mais apressados em colocar as roupas de verão que o sol não é o único protagonista da estação.