A exposição "ContraNatura", organizada pelo artista italiano Giacomo Cossio, encheu os corredores do centro comercial BragaParque, com mais de 200 plantas pintadas de rosa e azul, na segunda-feira, 13 de maio. A instalação, descrita por Cossio como uma experiência visualmente deslumbrante e uma defesa apaixonada do ambiente, rapidamente gerou controvérsia nas redes sociais, levando ao seu cancelamento apenas dois dias depois.


A principal crítica veio de ativistas ambientais que argumentaram que pintar as plantas era um "desrespeito para com a natureza" e comprometia a fotossíntese, essencial para a sobrevivência das plantas. Entre os críticos esteva Sofia Manuel, conhecida como Tripeirinha, no Instagram, onde possui mais de 194 mil seguidores. Engenheira civil que se tornou jardineira, Sofia publicou um vídeo a expressar a sua indignação e oferecendo-se para ajudar na realocação e recuperação das plantas.



A resposta do BragaParque foi rápida. Num comunicado, foi anunciado o cancelamento da exposição, citando a consideração dos apelos da comunidade como motivo principal. A empresa prometeu iniciar uma "ação de preservação das plantas" em colaboração com Sofia Manuel e a empresa Arvorena, especializada em manutenção de jardins.



(Imagens: Instagram)