Andar por estradas nacionais obriga-nos a ter muita atenção às velocidades em que circulamos e, a partir deste sábado, dia 15 de junho, há mais um sítio que vai passar a ser controlado.


A Ponte Vasco da Gama vai ter radares de controlo de velocidade média. O intuito é reduzir a sinistralidade, aumentar a fluidez de trânsito e contribuir para a erradicação das corridas ilegais, e quem o diz é a GNR, citada pela CNN Portugal.


Este tipo de radar, já existente em outras estradas portuguesas, "deteta a velocidade do veículo num primeiro equipamento e depois volta a registar a velocidade num segundo equipamento", sendo que são calculados o tempo e a velocidade média entre os dois pontos.


A elevada intensidade de trânsito, os frequentes congestionamentos e os acidentes rodoviários, muitas vezes graves devido ao excesso de velocidade, evidenciam a necessidade e importância da implementação de medidas de segurança proativas na Ponte Vasco da Gama”, revela ainda a GNR em comunicado, avançado pelo mesmo meio de comunicação.


O protocolo de cooperação para a colocação em funcionamento destes aparelhos de controlo, sobre o Rio Tejo, foi acordado hoje entre a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a concessionária Lusoponte e liga os distritos de Lisboa e Setúbal.


O cinemómetro começa já a contar as velocidades a partir das 00:00h deste sábado.


O radar foi pensado ao pormenor, para este local, e as razões que levaram a que esta decisão fosse tomada foram bem consideradas.

A GNR avançou em comunicado, ao mesmo meio, que durante três meses foram feitos testes onde registaram 275 infrações muito graves, entre 181 e 277 quilómetros por hora (km/h), a mais de 100.00 veículos.