A Ala Pediátrica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO), que é infelizmente a casa temporária de tantas crianças, tem, agora, a primeira sala de cinema infantil num hospital em Portugal. Para trazer o maior conforto e diversão, esta sala de cinema permitirá que as crianças internadas possam ver filmes sem sair do hospital.


Fruto de uma parceria entre The Walt Disney Company Portugal e a Fundação Juegaterapia, e criada pelo estúdio espanhol Cousi Interiorismo, a decoração desta sala de cinema foi inspirada no Pato Donald e a sua namorada Margarida e tem tecnologias modernas de áudio e vídeo e 16 cadeiras ajustáveis.



Aqui, as crianças vão poder ver todos os conteúdos disponíveis na plataforma Disney+, que vai desde clássicos da Disney, filmes da Pixar, e sucessos dos universos Marvel e “Star Wars”. E mais, para além de filmes, esta sala tem também uma consola de videojogos PS4, para que as crianças possam jogar enquanto fazem tratamentos de quimioterapia, sobretudo aqueles que estão em regime ambulatório.


O financiamento para a criação desta sala de cinema foi obtido através da venda dos Baby Pelones, bonecos com lenço na cabeça, em homenagem às crianças com cancro, cujo valor - 14,95 euros - servem para financiar projetos deste tipo, que permitem tornar os hospitais num espaço divertido e acolhedor para as crianças.


Em Portugal, é a primeira sala de cinema num hospital português, mas em Espanha já existem duas.