Os Jogos Olímpicos de 2024 estão quase a arrancar - começam no dia 26 de julho e terminam a 11 de agosto.

São 73 atletas qualificados que vão representar Portugal e é o maior contingente feminino que o nosso país já enviou para os Jogos Olímpicos – são 37 mulheres e 36 homens.

Os atletas foram esta segunda-feira, dia 8 de julho, recebidos pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e a RFM esteve presente para este momento.

Após ser desafiada pelo Comité Olímpico a criar uma música de apoio aos nossos atletas a RFM criou “A Minha Bandeira”, que contou com a colaboração dos Xutos e Pontapés.

Para além disso, os Jogos Olímpicos em Paris vão ter uma presença muito especial. No leque de atletas que vão estar em competição, 36 são desportistas que não podem competir sob a sua bandeira.



Estes atletas são oriundos de onze países distintos (Afeganistão, Camarões, República Democrática do Congo, Cuba, Eritreia, Etiópia, Irão, Sudão, Sudão do Sul, Síria e Venezuela) e vão competir na equipa de refugiados, que é apoiada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Esta participação não é, apesar de tudo, uma novidade. A Organização das Nações Unidas partilhou, no instagram, a novidade e afirma que acontece desde 2016. A primeira vez que aconteceu foi nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil, numa equipa formada por apenas 10 atletas.

A ONU revela, ainda, que os Jogos Olímpicos de Paris contam na equipa de refugiados com uma participação marcante - a nadadora síria Yusra Mardini, que participou também em 2016, e que é conhecida por, ao lado da irmã, ter ajudado a salvar 20 pessoas na travessia que fez do Mediterrâneo até à Europa.




(Imagem: Reuters)