Esta segunda-feira, 15 de julho, saíram os resultados da primeira fase dos exames nacionais. E, se para uns, este é um momento tenso e de grande nervosismo - afinal de contas, aqueles números podem ditar o futuro dos alunos -, para outros é apenas mais um momento superado, sempre com a confiança de que os bons resultados serão sempre alcançados.


De certeza que conheces algum amigo que chegava tranquilamente à escola para ver afixados os resultados dos exames, porque já sabia que ia ter uma grande nota. Infelizmente, esta não é a realidade de todos os alunos, até porque a média a nível nacional não é brilhante. Por exemplo, a do exame de Matemática foi de 121 pontos, enquanto que a do de Biologia conseguiu uma média de apenas 99 pontos.


Ora, para Catarina Viegas foi um desses dias tranquilos. Depois de ter obtido uma média de 20 valores - sim, ela tirou 20 a todas as disciplinas -, conseguiu a mesma proeza nos exames de Biologia e Matemática.



Aos 17 anos, esta aluna de Viseu fez o impossível parecer trivial. Qual é o segredo? Para surpresa de ninguém, "muito trabalho, esforço e dedicação", revelou a aluna à TVI.


Como em tudo na vida, o equilíbrio é a chave. A vida desta jovem não se resume a apenas livros e fórmulas. Também tem atividades extracurriculares, amigos e muito desporto. Para além de praticar voleibol, também faz ballet. "Eu saio, divirto-me, namoro, e no meio de tudo isso, arranjo tempo para estudar", revelou também à CMTV.


O próximo desafio de Catarina? A faculdade, claro. Com os seus 20 valores também não será difícil escolher. A jovem já tem em vista o curso de Bioengenharia no Porto. A julgar pelo seu desempenho até agora, não seria surpresa se ela acabasse por inventar uma nova fonte de energia sustentável e ainda ter tempo para ganhar o campeonato nacional de voleibol.



(Imagens: Reprodução TVI)