Quando pensas em Ibiza, Espanha, provavelmente passa-te pela cabeça umas belas férias, com calor, praia e muita animação noturna.

Ibiza é, realmente, um local turístico, e há assuntos que têm de ser tratados em qualquer lugar, mesmo que estejas de férias.


Foi a pensar num desses problemas que a cidade espanhola se mostrou preocupada e decidiu tornar-se mais inclusiva com os seus habitantes e com quem os visita.

Segundo o Periódico de Ibiza y Formentera, a Câmara Municipal de Sant Josep, na ilha de Ibiza, decidiu apoiar as famílias monoparentais com uma medida específica.

A Câmara anunciou que instalou onze fraldários nas casas de banho públicas masculinas em todo o município.


A medida vai permitir aos homens cuidarem dos bebés sem terem de enfrentar os olhares incómodos que podem sofrer ao entrar nas casas de banho das mulheres para mudar as fraldas aos bebés.


Citada pelo mesmo meio de informação, a Câmara afirma que tomou a decisão para “(…) corrigir a discriminação contra os pais e as famílias monoparentais, o que significava que o peso das práticas de educação dos filhos continuava, tanto no imaginário coletivo como na prática, a ser relegado para as mulheres”.

O mesmo meio avança ainda que a implementação desta medida faz parte do desenvolvimento do segundo plano municipal para a igualdade de género no município de Sant Josep.