Uma falha na Microsoft está a parar o mundo. Desde milhares de voos cancelados em todo o mundo, afetando viajantes durante a movimentada época de verão, e empresas de comunicação e bancos com problemas, uma vez que os seus sistemas dependem fortemente da Microsoft.
Companhias aéreas e aeroportos, como Ryanair e Schiphol em Amsterdão, relataram atrasos e interrupções nos serviços. Em Portugal, apesar de o sistema informático não ter sido diretamente afetado, estão a registar-se alguns atrasos e constrangimentos no check-in e embarque de alguns voos, revela o aeroporto ao Notícias ao Minuto.
Se vais viajar, hoje ou nos próximos dias, eis o que tens de fazer:
- A Ryanair aconselha aos passageiros a chegar ao aeroporto pelo menos três horas antes da hora de partida prevista, para garantir que tens tempo de fazer o check-in - em alguns aeroportos, está a ser feito de forma manual.
- Consulta os sites e as aplicações da companhia aérea e do aeroporto antes de ires para o aeroporto e segue todas as orientações fornecidas;
- Segue as redes sociais das companhias aéreas e dos aeroportos para obter informações atualizadas;
- Leva água e refeições leves, especialmente se estiveres a viajar com crianças ou idosos, para o caso de longas filas ou atrasos;
- E muita paciência! Os aeroportos já são caóticos nesta altura do ano e com falhas informáticas ainda mais.
A Microsoft confirmou os problemas e está a investigar o problema e a tentar chegar a uma resolução o mais depressa possível. Segundo um comunicado, citado pelo Observador, a falha foi iniciada por uma atualização de software da Crowdstrike, um sistema de cibersegurança utilizado em vários sistemas por todo o mundo.
Apesar de, nestes casos, a origem das falhas estar sempre associada a ciberataques, a Microsoft referiu, no comunicado, que não é esse o caso.