Vais de férias nos próximos dias? Então esta notícia é mesmo para ti. Esta quinta-feira, algumas praias portuguesas viram bandeiras vermelhas ser hasteadas e não foi por causa das ondas ou da corrente, mas sim devido à falta de qualidade da água.
As praias de S. João da Caparica e do Norte, em Almada, e a praia da Falésia Açoteias, em Albufeira, hastearam a temida bandeira vermelha, por terem valores acima do limite estipulado para o parâmetro E. coli.
A autarquia de Almada explicou, citada pela CNN Portugal, que, após análises feitas à água, nas últimas 48 horas, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) encontrou níveis de E. coli na água que ultrapassaram os limites seguros. Portanto, banhos? Nem pensar!
No Algarve, a praia da Falésia Açoteias em Albufeira também não escapou. Aqui, a bandeira vermelha foi hasteada após análises da APA revelarem que os valores microbiológicos estão acima dos parâmetros de referência.
A situação está a ser monitorizada pelas autoridades para que, em breve, os banhistas possam voltar a desfrutar do mar sem preocupações. Enquanto isso. terão de aproveitar o sol de outras formas, seja para uma bela sesta, para ler um livro ou, quem sabe, descobrir uma nova paixão pelo desporto de observação de gaivotas.