A Mattel continua a dar passos em frente na inclusão das bonecas que marcaram (e continuam a marcar) a infância de muitas crianças e decidiu criar uma nova Barbie, seis décadas depois do lançamento da primeira boneca.

A marca que detém a Barbie já tinha, em 2023, lançado a primeira boneca com Síndrome de Down e, lança agora uma Barbie com deficiência visual que permitirá às crianças cegas ou com pouca visão sentirem-se representadas na sociedade.


Para o lançamento ser o mais idêntico possível a quem sofre desta condição, a nova Barbie foi criada em conjunto com a Fundação Americana para cegos de forma a garantir que a nova criação, desde os olhos até à roupa, fosse o mais semelhante possível às pessoas com cegueira e baixa visão.


Reconhecemos que a Barbie é muito mais do que uma boneca - representa expressão pessoal e pode criar um sentimento de pertença”, disse a vice-presidente sénior da empresa, Krista Berger, citada pelo The Guardian.


A Barbie vai estar à venda nas lojas e online e inclui uma bengala branca e vermelha com uma ponta de plástico. Para além disso, a boneca vai “refletir o olhar distinto de um indivíduo cego”, referiu ainda Krista Berger. Significa que os olhos desta nova Barbie vão estar ligeiramente virados para cima e para o lado.




A roupa da boneca vai, como seria de esperar, ter muito rosa à mistura, mas sempre a pensar nas pessoas com deficiência visual.

Após testes com crianças cegas e deficientes visuais, a empresa decidiu vestir esta nova edição com uma camisa de cetim cor-de-rosa e uma saia tule roxa e a embalagem foi pensada na acessibilidade – vai ser de abertura fácil e vai ter a palavra Barbie escrita em Braille na caixa.


A ativista Lucy Edwards, que sofre de deficiência visual, foi a escolhida para participar na campanha ao lado da nova barbie e a escolha não podia ter sido mais acertada.

Quando era adolescente, sentia-me isolada por ter perdido a visão e por não ver modelos como eu. Tinha vergonha da minha bengala – mas saber que a Barbie tem uma bengala ter-me-ia ajudado a sentir menos sozinha na minha jornada para aceitar e abraçar a minha cegueira”, disse Lucy ao The Guardian.


A Mattel tem vindo a apostar na inclusão na linha Barbie Fashionista, criada em 2016, e que, em 2019, passou a contar com 176 bonecas com nove tipos de corpos diferentes, 35 tons de pele e 94 estilos de cabelo. Na linha encontras, por exemplo, uma Barbie surda e um Ken que sofre de vitiligo.



(Imagem: X - Reprodução de Vídeo)