Charlotte Dujardin, atleta olímpica britânica condecorada, está nas bocas do mundo por ter sido afastada dos Jogos Olímpicos Paris 2024 a dois dias do arranque.

O motivo que levou a esta decisão chocou e é sensível, e mostra que tudo na internet fica eternamente guardado.


Um vídeo começou a circular nas redes sociais, recentemente, e mostra a atleta, seis vezes medalhada olímpica em dressage, a ter um comportamento reprovável. Nas imagens, Charlotte aparece a chicotear o cavalo 24 vezes em apenas um minuto.

Durante toda a sessão de treino, o animal é chicoteado nas patas com recurso a um chicote longo por parte da jovem. O vídeo, apesar do recente alarido, é de um momento que aconteceu há quatro anos.



Não tardou até que a Federação Equestre Internacional visse as imagens e decidisse tomar medidas. Charlotte Dujardin viu, devido ao seu comportamento, ser aplicada uma suspensão provisória de seis meses por “conduta contrária aos princípios do bem-estar dos cavalos”, cita o Notícias ao Minuto.


No instagram, e a tentar dar uma volta de 180º graus na forma como está a ser vista nas redes sociais, a atleta britânica publicou um comunicado onde se mostra “profundamente envergonhada” pela sua atitude no vídeo.


"O que aconteceu não reflete o modo como treino os meus cavalos ou ensino os meus alunos, de qualquer forma não há desculpa. Estou profundamente envergonhada e deveria ter dado um melhor exemplo naquele momento", pode ler-se no comunicado da atleta de 39 anos.



O advogado de Charlotte Dujardin também se pronunciou sobre o caso e fez declarações ao jornal britânico The Guardian.

"É inacreditável. Naquela época, a minha cliente pensava que aquela conduta devia ser normal. Afinal, ela é uma campeã olímpica. Quem sou eu para duvidar?", explicou Stephan Wensing.


Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam amanhã, dia 26 de julho e terminam a 11 de agosto. Contam com 73 atletas qualificados que vão representar Portugal na capital francesa e camas que estão a dar que falar.



(Imagens: Reuters e iStock)