O quarto dia dos Jogos Olímpicos Paris 2024 começou com imprevistos nas competições e a prova individual masculina de triatlo prevista para esta terça-feira, dia 30 de julho, foi adiada.
O assunto não é novidade e tinha vindo a ser bastante mencionado antes do início da competição na capital francesa – a qualidade da água do Rio Sena.
Análises feitas à água na terça-feira, dia 29, mostraram que não estavam reunidas as condições para o decorrer da prova agendada, já depois dos treinos previstos para domingo e segunda terem sido cancelados pela mesma razão.
"Paris2024 e a World Triathlon reiteram que a sua prioridade é a saúde dos atletas. As análises feitas hoje no Sena revelaram que os níveis da qualidade da água não dão suficientes garantias para permitir que o evento se realize", lê-se em comunicado publicado pela organização.
A prova masculina, onde participam os portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Batista, foi adiada para quarta-feira, dia 31, às 10h45 (09h45 em Lisboa) e acontece a seguir à prova feminina, agendada para as 8h locais (7h em Lisboa), e que conta com duas portuguesas – Melanie Santos e Maria Tomé.
Se a qualidade da água não melhorar, a organização avança, no mesmo comunicado, que a prova de triatlo pode passar a duatlo, e eliminar o segmento de natação da mesma.
Os Jogos Olímpicos têm dado que falar, seja pelos atletas afastados da competição, acomodações, presenças inesperadas, muita música ou pelas metas alcançadas por portugueses.