És daquelas pessoas que quando vai a algum lugar em lazer, seja nacional ou internacional, tens de visitar todos os museus e monumentos? Então esta notícia é para ti.
A ministra da cultura anunciou que todos os portugueses e residentes em Portugal vão beneficiar de 52 dias por ano, em qualquer dia da semana, para visitar os 37 espaços culturais de tutela pública e já está em vigor, desde 1 de agosto, de acordo com um comunicado divulgado pelo Governo na página oficial.
Antes desta medida, e desde setembro de 2023, era apenas possível visitar estes espaços de forma gratuita aos domingos e feriados.
“A liberdade é plena. Nós podemos passar a visitar em qualquer dia da semana. A gratuitidade que era até agora limitada aos domingos e feriados passa a ter plena liberdade de ação e escolha. Não há motivo nenhum para que os portugueses e residentes em Portugal não visitem os nossos museus e monumentos”, disse a ministra da Cultura, citada pelo Observador.
A gestão dos dias de gratuitidade vai funcionar de forma muito simples, tens apenas de garantir que não te esqueces do teu cartão de cidadão em casa. À entrada de cada museu ou monumento que queres visitar, deves dirigir-te às bilheteiras, apresentar o teu Cartão de cidadão e número de contribuinte para fazerem o teu registo. Após esse processo, apenas tens de ir à bilheteira antes de cada visita e mostrar o cartão de cidadão para descontarem o dia.
Alguns dos espaços que podes visitar de forma gratuita são:
- Fortaleza de Sagres, em Vila do Bispo
- Museu de Alberto Sampaio e extensão no Palacete de Santiago, em Guimarães
- Convento de Cristo, em Tomar
- Museu Nacional de Soares dos Reis e Casa-Museu Fernando de Castro, no Porto
- Museu de Arte Popular, em Lisboa
- Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra
- Museu Rainha D. Leonor e extensão na Igreja de Santo Amaro, em Beja
- Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa
- Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha
- Museu Nacional da Música, em Mafra
Podes ver aqui a lista completa e pensar no que queres visitar primeiro.