Os Jogos Paralímpicos arrancam esta quarta-feira, dia 28 de agosto, em Paris, França e contam com 27 atletas portugueses, 17 homens e 10 mulheres, que competem em 10 modalidades – e alcançam, desta forma, um recorde - entre os 4.400 participantes qualificados.


Portugal tem, este ano, menos seis atletas em competição, em relação aos Jogos Paralímpicos de Tóquio, mas conta com sete estreantes na equipa, entre os quais está Filipe Marques, que compete no triatlo que é uma modalidade na qual Portugal fará a sua estreia em competições paralímpicas.


Vão ser 11 dias recheados de muitas emoções, onde atletas de 167 países e uma equipa de refugiados vão mostrar a força que os caracteriza ao longo de 549 eventos, até dia 8 de setembro.


Atletismo, Badminton, Basquetebol em cadeira de rodas, Boccia, Canoagem, Ciclismo de estrada e de pista, Esgrima em cadeira de rodas, Futebol de 5, Goalball, Hipismo, Judo, Halterofilismo, Natação, Remo, Rugby em cadeira de rodas, Taekwondo, Ténis de mesa, Ténis em cadeira de rodas, Tiro, Tiro com arco, Triatlo e Voleibol sentado são as 22 modalidades em competição nestes jogos.


A cerimónia de abertura dos Jogos acontece às 20h locais (19h em Lisboa) e conta com o nadador Diogo Cancela e com a atiradora Margarida Lapa no evento. Os atletas portugueses vão representar Portugal como porta-estandartes.


O calendário das competições pode ser consultado aqui.


A Inês Bento da RFM esteve também com os atletas portugueses num pequeno-almoço muito divertido e podes ver tudo aqui.



(Imagens: Comité Paralímpico de Portugal)