Ainda te lembras do Teorema de Pitágoras? Este nome diz-te alguma coisa? Sim, é mesmo aquela fórmula para calcular a hipotenusa dos triângulos retângulos, ou seja, triângulos formados por um ângulo de 90º.


O que é que a Fnac e o Teorema de Pitágoras têm em comum? Uma nota negativa a matemática. A Fnac decidiu simplificar as contas no regresso às aulas, mas acabou por simplificar um pouco demais... A nova campanha da loja veio com um erro que faria qualquer professor de matemática revirar os olhos: na tentativa de promover a poupança, a campanha apresentava o Teorema de Pitágoras de uma maneira, digamos, criativa.


Em vez de mostrar que o quadrado da hipotenusa (C²) é igual à soma dos quadrados dos catetos (A² + B²), a Fnac inovou, sugerindo que o quadrado de um cateto era igual à soma do quadrado do outro cateto e do quadrado da hipotenusa.


E, claro, que a internet não perdoou. O erro rapidamente viralizou, com milhares de pessoas a questionar se a Fnac tinha algum truque secreto para simplificar as contas do regresso às aulas... ou se estava apenas a precisar de uma aula extra de matemática.



Ao perceber o erro, a marca não perdeu tempo e resolveu a situação com bom humor. Num post no X, a loja admitiu o erro com um meme clássico da "mulher confusa" (a famosa atriz brasileira Renata Sorrah) e depois explicou que foi apenas um "erro tipográfico" nas primeiras peças de comunicação.


1828016178872119424


Erros acontecem, não é? Até mesmo na matemática!