Atenção! Há por aí um novo esquema fraudulento e que parece tão credível que é muito fácil qualquer pessoa cair nele.

Primeiro, é feito em nome da Polícia Judiciária e depois é feito com recurso a Inteligência Artificial. O objetivo é convencer as pessoas a transferirem dinheiro para contas controladas por criminosos.


Os burlões recorrem à técnica de "Spoofing", que permite falsificar o número de telefone exibido, fazendo parecer que as chamadas são de fontes legítimas, muitas vezes usando números portugueses. Essa tática inclui o uso de gravações pré-programadas, nas quais os criminosos se passam por agentes da PJ. Eles afirmam que as contas bancárias das vítimas estão comprometidas e oferecem a "ajuda" de um suposto inspetor para resolver o problema.



O grande perigo desta fraude é o uso de inteligência artificial para personalizar as abordagens, tornando os ataques mais convincentes e difíceis de detetar. Vivemos na era das fraudes, há também uma recente que consiste numa mensagem que diz que estás com uma dívida na Segurança Social.


Todo o cuidado é pouco! Sempre que receberes uma mensagem a referir algum tipo de pagamento, que desconhecias, e com urgência, desconfia sempre. E, antes de proceder ao pagamento, contacta as entidades oficiais.