Este texto vai dar-te frio, muito frio!


Eurico Gonçalves é o primeiro surfista português a apanhar uma onda provocada pelo desprendimento de um glaciar, na Gronelândia. Imagina a temperatura a que a água estava!


Segundo conta à NiT, tudo começou com uma viagem à Noruega, onde Eurico e o surfista espanhol Jorge Abian, acompanhados pelos pais, tinham um plano um tanto ambicioso: surfar e esquiar uma encosta. Claro que o universo tinha outros planos e, em vez de sucesso, o que eles enfrentaram foi uma tempestade feroz. Como se diz por aí: quando a vida te dá tempestades... planeia algo ainda mais insano! E foi assim que surgiu a ideia da Gronelândia.

Ora se surfar em águas mais "quentes" já requer habilidade, imagina surfar perto de um glaciar que se está a despedaçar! Por serem ondas que são provocadas por desprendimentos de glaciares, Eurico conta na mesma entrevista que teve de esperar cerca de oito horas para que algo acontecesse. Para fazer frente às temperaturas, o surfista usou um fato com uma maior espessura, luvas, gorro e botas para manter o corpo minimamente quente.


Eurico, que surfa desde criança, foi influenciado pelo pai, que também é profissional da modalidade, e aos 23 anos decidiu profissionalizar-se. A vida do Eurico hoje? Passa os dias a viajar pelo mundo e a quebrar recordes.