Se sempre sonhaste em tirar uma fotografia na Fontana di Trevi, em Roma, Itália, então o melhor é apressares-te porque, em breve, podes vir a ter de pagar bilhete para a visitar.

Para os italianos será de graça, já os estrangeiros terão de dar uma contribuição, cujo valor ainda não foi revelado.


E, para além disso, as visitas à Fontana di Trevi estarão também sujeitas a um sistema de reserva e, sendo um dos monumentos mais visitados em Itália, a probabilidade de conseguires vaga pode ser baixa. Uma verdadeira corrida. Quem diria que um dos sítios mais icónicos da capital italiana teria de passar por um sistema de agendamento, como se estivéssemos a marcar uma consulta no dentista?


A proposta foi colocada em cima da mesa por Alessandro Onorato, vereador responsável do turismo em Roma, numa entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera. E o melhor de tudo? Poderá vir a ser também proibido comer pizza ou gelado junto ao monumento. Nada de selfies ao lado da Fontana enquanto mordiscas uma margherita!

O objetivo por detrás dessa ideia não é encher os cofres da cidade, mas controlar o fluxo de turistas que, em números recorde, ameaçam sufocar Roma. O excesso de pessoas ao redor da fonte não só atrapalha a experiência de quem quer admirar a obra em paz, mas também prejudica a conservação do local.

Então, se ainda queres uma fotograifa na Fontana di Trevi sem pagar um extra ou disputar um horário no sistema de reservas, apressa-te!