Se costumas passar nas tuas viagens de carro pela Segunda Circular, em Lisboa, existem algumas mudanças de que te irás aperceber.


Os painéis publicitários de grandes dimensões que se têm apoderado da cidade podem estar perto do fim. A Câmara Municipal de Lisboa pediu a suspensão de licenças de novos ecrãs à empresa JCDecaux e vai mesmo negociar mudanças nos que já estão instalados, avançou Carlos Moedas, citado pela CNN Portugal.


Já falámos com a empresa para parar imediatamente com estes grandes formatos” e, em relação aos que já existem, “obviamente, tem de ser com negociação”, ver “se há outras localizações, como é que podemos fazer”, disse o autarca em declarações ao mesmo meio.


A medida vem no seguimento de reclamações e preocupações por parte do Automóvel Clube de Portugal (ACP) e da Autoridade Nacional Rodoviária, sendo que a ACP foi mais longe e apresentou uma providência cautelar na segunda-feira, dia 9 de setembro, contra a Câmara Municipal de Lisboa, a JCDecaux e a MOP – Multimédia Outdoors Portugal.


Carlos Moedas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa afirma que estes painéis são uma “enormidade” visual e podem representar “perigo” para os cidadãos, citado pela CNN Portugal, e explicou, ainda, que o contrato foi celebrado no anterior mandato e que apenas o manteve para evitar recomeçar todo o processo.


O contrato de concessão à JCDecaux foi estabelecido com duração de 15 anos e implica, além dos painéis, paragens dos autocarros, mupis e casas de banho públicas.