Fazer compras pode ser uma experiência divertida… ou, para alguns, uma espécie de tortura silenciosa. E, de acordo com um estudo britânico, homens e mulheres podem estar a viver esta atividade de maneira bem diferente.
Segundo um estudo, são precisos apenas 26 minutos para os homens se aborrecerem numa ida às compras. Por outro lado, a maioria das mulheres entra numa loja e transforma-se numa verdadeira exploradora de roupas e acessórios, desbravando o terreno com paciência e precisão durante duas horas inteiras. O problema? Estes dois universos chocam-se frequentemente!
A começar no Médio Oriente, as comunidades começaram a mudar para a agricultura e, lentamente, ao longo dos milénios, a prática espalhou-se pela Ásia e Europa. Centenas de milhares de anos depois, não é surpresa que a caça e a colha ainda sejam instintivas para nós.
De volta às compras, estes instintos podem refletir-se nos nossos hábitos de compra. Quando a maioria das mulheres faz compras, elas estão mais num modo de "colher", navegando de árvore em árvore (ou, de loja em loja), à procura de frutas maduras e nutritivas. Elas passam muito tempo a examinar a comida (neste caso, roupa), verificando o seu frescor e comestibilidade, e descartam uma boa parte dela. No final, elas voltam para casa carregadas com uma grande variedade de alimentos (ou sacos de compras).
Claro que tudo isto são generalizações. Há homens que adoram uma tarde de compras e, por isso, estas características não se aplicam. Mas, para este especialista citado pelo site Psychology Today, se há uma tendência para homens e mulheres comprarem destas formas diferentes, então isso pode ser explicado através do nosso passado.