Prepara as pantufas, phones e o teu melhor pijama, porque vais para uma manifestação.


No próximo dia 25 de outubro, o Cais 3 da Estação de Santa Apolónia vai transformar-se numa verdadeira "festa do pijama", mas com um toque de ativismo. É o chamado "juntar o útil ao agradável". Uma festa do pijama que é também uma manifestação contra a falta de comboios noturnos internacionais.


Esta manifestação tem uma missão clara: devolver aos viajantes a magia dos comboios noturnos como o Sud Expresso e o Lusitânia, que, para além de serem confortáveis, são mais sustentáveis. "Queremos uma redução do tráfego aéreo no Aeroporto de Lisboa, e em todos os aeroportos. Queremos o regresso dos comboios noturnos Sud Expresso (para Hendaye) e Lusitânia (para Madrid)."


O melhor é que a festa do pijama será uma festa silenciosa: cada manifestante vai usar phones e, através de um Qr Code, todos estarão a ouvir a mesma playlist. E não é apenas em Portugal. A playlist estará sincronizada entre Lisboa, Barcelona, Berlim, Copenhaga, e outras cidade. Os manifestantes vão estar todos sintonizados no mesmo ritmo, graças a um QR mágico.


A festa/manifestação vai durar cerca de uma hora.