Sabes aquele bolo típico do Natal que nem todos apreciam, mas que faz parte de todas as mesas de Natal dos portugueses? É a história do bolo-rei. Em todos os Natais, lá está ele a brilhar numa mesa portuguesa com as suas frutas cristalizadas, que nem todos apreciam, e repleto de açúcar em pó que chega a todo o lado menos à boca. Este ano, esta presença pode estar comprometida por causa do preço. Não é que o bolo-rei está mais caro, este ano?


Agora, até para quem o ignora, o bolo-rei vai dar nas vistas pelo preço. Os ingredientes essenciais para fazer esta maravilha natalícia - ovos e açúcar - dispararam nos últimos tempos. E o cacau também - para os apreciadores dos bolos-reis mais modernos com chocolate. Aliás, segundo a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, citada pelo ECO, o cacau enfrenta "uma das piores dos últimos 40 anos". Desde julho de 2022 até fevereiro de 2024, o preço do cacau subiu uns impressionantes 136%.



O açúcar, por sua vez, não fica atrás. Para quem pensava que só o espírito natalício é que aumentava nesta época, surpresa! O açúcar também resolveu brilhar, com um aumento de quase 20% nos últimos meses. E se juntarmos o preço dos ovos, que também não andam baratos, temos uma verdadeira obra-prima de confeitaria.


Daqui até o bolo-rei se transformar num artigo de luxo é um tirinho. Em relação ao ano passado, o bolo-rei já aumentou cerca de um euro. Portanto, se queres que o bolo-rei faça parte da tua festa, começa já a poupar!