Os misteriosos ovos gigantes que apareceram em Santarém

OS OVOS GIGANTES FORAM DEIXADOS À ENTRADA DO CENTRO NACIONAL DE EXPOSIÇÕES, EM SANTARÉM

Jéssica Santos
Jéssica Santos



Começou por ser um mistério.

Santarém acordou com dois ovos gigantes estrelados, uma obra grande, majestosa que deixou alguns habitantes confusos.

O "suspeito" é o artista holandês Henk Hofstrad que aceitou o pedido da organização da FNA23 - Feira Nacional de Agricultura, que decorre de 3 a 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

O objetivo era acrescentar valor artístico a este evento nacional e também uma mensagem impactante, que convida à reflexão.


Estes dois ovos estrelados gigantes, com o nome "Eggcident", alertam para a problemática das alterações climáticas, tão relacionada com a atividade agrícola. E porquê dois ovos estrelados? Henk Hofstrad lança o desafio de imaginarmos que o solo que pisamos pode ficar tão quente que pode fritar um ovo.


Desvendado o mistério, para o artista, esta obra é simultaneamente um aviso e um sinal de esperança, segundo explica o site Antena Livre. Para além de alertar para a destruição do planeta, os ovos têm também o formato de dois rostos humanos a beijarem-se, o que representa a esperança numa nova vida e num novo futuro.



"Eggcident" já esteve em várias cidades do mundo, como Roterdão, São Petersburgo, Nova Iorque, Santiago do Chile e Wuhan. Esta é a primeira vez em Portugal, mais propriamente em Santarém, onde vai ficar alguns dias para que possamos refletir juntos.



(Imagens: Reprodução CNN Portugal)




A RFM perto de ti