Artistas portugueses proporcionam momento único ao Papa e multidão no Parque Eduardo VII

O PRIMEIRO GRANDE ENCONTRO ENTRE O PAPA FRANCISCO E OS JOVENS ACONTECEU NA CERIMÓNIA DE ACOLHIMENTO



Festa, emoção, euforia e muita, muita expectativa para ver, finalmente, o Papa Francisco! A Cerimónia de Acolhimento, que aconteceu esta quinta-feira, marcou o primeiro grande encontro dos jovens e peregrinos com o Santo Padre.


Milhares e milhares de pessoas chegaram cedo ao Parque Eduardo VII para conseguir um lugar e, à medida que as horas se aproximaram para o início da cerimónia, juntou-se um mar de gente à espera do Papa Francisco.


A bordo do papamóvel, o Santo Padre saudou e acenou à multidão que esperava ansiosamente para o ver.


Assim que chegou ao palco da Colina do Encontro, deu-se início à grande festa da juventude!


No palco, cerca de 25 jovens bailarinos coloriram e abrilhantaram a atuação de Mimi Froes, a primeira a atuar para o Papa Francisco. Interpretou a música "Joyful, Joyful", com letra de Glenn Slater e musicada por Alan Menken.



Seguiu-se um momento simbólico, onde uma freira levou a palco uma caixa com cartas que o Papa Francisco recebe. Diz-se que são cerca de 2 mil por dia e que todas elas recebem resposta.


A Cerimónia de Acolhimento prosseguiu com o já esperado habitual desfile das bandeiras, erguidas por mais de 180 peregrinos, de todos os países presentes na Jornada Mundial da Juventude. O momento foi acompanhada pela música "Um Dia de Sol", um tema que Héber Marques, vocalista da banda HMB, compôs especialmente para o evento.



Após esta atuação, surgiu Mariza, em palco, que cantou para o público o tema "Foi Deus", de Amália Rodrigues. A sua voz e emoção encantaram quem a ouviu e tornaram o momento ainda mais impactante!



Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude foram, ao longo dessa atuação, transportados e levados até ao Papa Francisco. A cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani viajaram pelo nosso país e foram recebidos de pé por todos os presentes.


Buba Espinho e o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento protagonizaram outro momento marcante desta Cerimónia de Acolhimento. O cante alentejano esteve também presente e foi levado até aos quatros cantos do mundo através do tema "Nossa Senhora do Carmo".



Por fim, Tiago Bettencourt subiu ao palco e, com a ajuda de bombos de várias zonas do município do Fundão, cantou a música "Viagem".


Após a abertura da Cerimónia do Acolhimento, chegou o momento mais esperado... O Papa Francisco falou para todos os jovens e mostrou-se feliz e contagiado pela energia que recebeu!


Dirigiu-se a cada um deles e afirmou que os jovens "não estão aqui por acaso" e que, "para Deus, o nome não é apenas um número, mas uma cara".


Por fim, Papa Francisco afirmou que os jovens "são chamados "tal como são", indicando que na Igreja "há espaço para todos" e "ninguém está a mais".


Este encontro foi ainda marcado pela inauguração dos tapetes coloridos de flores, sal e cascas de pinheiro pintadas para acolher o Papa, que foram feitos na noite anterior por 137 pessoas. Os tapetes foram feitos por material biodegradável, inspirada em Maria, de braços abertos, que acolhe a juventude e o Papa.


A Cerimónia de Acolhimento terminou com o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude, que foi cantado a uma só voz, independemente da nacionalidade, por todos. No coro, estava Salvador Seixas, que foi convidado para cantar também no palco do Parque Eduardo VII.




A RFM perto de ti