Nómada digital revela razões para não se escolher Portugal para viver

MUDOU-SE HÁ UM ANO E MEIO PARA PORTUGAL E TEM VÁRIAS RAZÕES PARA NÃO ACONSELHAR O NOSSO PAÍS A QUEM SE QUEIRA MUDAR

Madalena Costa
Madalena Costa


É certo e sabido que os portugueses são muito críticos consigo próprios e, muitas vezes, são os primeiros a apontar o dedo uns aos outros.


No entanto, se as críticas chegam de estrangeiros, os portugeses unem-se e não há quem os pare quando chega a hora de defender os nossos valores e aquilo que de melhor temos por cá.


Foi isso mesmo que aconteceu com uma mulher estrangeira, uma nómada digital, que já viveu em Moscovo e nos Estados Unidos, e que está agora a trabalhar em Portugal.


Apesar de não revelar ao certo a sua profissão, Vittoria Glu dedica-se a produzir muitos conteúdos para o TikTok sobre a sua mudança para Portugal, que aconteceu há cerca de um ano e meio. Só que, na maioria das vezes, fá-lo em tom de crítica para com o nosso país e os portugueses.


O que "irrita" mais esta nómada digital é, segundo a própria, a falta de simpatia dos portugueses, o preço que paga por uma casa (está a viver num apartamento no Saldanha), o facto de, em agosto, existirem vários serviços e espaços fechados e de poucos falarem inglês.



Entre estes vídeos, há muitos outros em que a mulher surge a criticar, de várias formas, os portugueses e o nosso país, o que não "caiu muito bem" a muitos.



No entanto, o vídeo que deixou muitos portugueses de "cabelos em pé" foi um sobre as desvantagens de viver em Portugal.


A mulher explicou que não considera uma boa opção escolher Portugal para viver devido ao "alto custo de vida, às taxas e a uma sociedade excessivamente conservadora, que não está preparada para receber emigrantes".


Claro que esta opinião gerou polémica e muitos comentários. Entre eles, destacam-se: "Portugal não é só Lisboa", "A porta da rua é a serventia da casa", "Estaria no céu se tivesse 3 mil euros por mês para gastar em Lisboa", "Existem todos esses problemas devido aos turistas".


Também houve quem concordasse com Vittoria Glu e afirmasse que "é tudo verdade".



(Imagens: Instagram)




A RFM perto de ti