Criança é ignorada em competição por causa da cor da pele e só agora, 18 meses depois, a organização pediu desculpa
O momento aconteceu e março de 2022, mas só agora é que se tornou viral e a organização pediu desculpa
Esta história aconteceu em março de 2022 e mostra como ainda temos um longo caminho a percorrer na luta contra o racismo.
Durante uma prova de ginástica, na Irlanda, uma das atletas foi ignorada, durante a distribuição de medalhas de participação, alegadamente por causa da sua cor de pele. A jovem, que é negra, viu as outras meninas a receberem a medalha e ela não, num momento que só agora se tornou viral.
Na altura, a família da atleta fez queixa da organização e disse, em declarações ao Irish Independent, que são "frequentemente a única família negra nos eventos de ginástica". "Isto foi muito doloroso para nós. Agora oito milhões de pessoas viram o vídeo. Do Paquistão à Etiópia, eles podem ver o que está errado, mas a Gymnastics Ireland continua a não aceitar e pedir desculpa."
Só agora, 18 meses depois, é que a Gymnastics Ireland reagiu publicamente. Num comunicado, citado pela BBC, a Gymnastics Ireland garantiu que a juíza de prova "aceitou totalmente que o que tinha acontecido não era aceitável, mas salientou que não tinha sido intencional". "Após se ter apercebido do erro, este foi imediatamente retificado e garantido que a atleta em causa recebia a sua medalha antes de deixar o campo. A juíza de prova também expressou profundo arrependimento pelo que foi descrito como um simples erro e pediu a oportunidade de pedir desculpa pessoalmente à atleta e à sua família."
A organização achava até então que a família da criança tinha recusado o pedido de desculpas, mas durante o processo de mediação ficou esclarecido que a carta que a juíza da prova escreveu e entregou à organização não chegou ao destino. Daí a organização ter demorado tanto tempo a pedir desculpas. Afinal, a carta não chegou ao sítio certo.
Entretanto, com a polémica que o caso tomou, Simone Biles foi uma das muitas pessoas que não ficou indiferente ao vídeo e enviou uma mensagem privada de apoio à criança.