Regaste demasiado uma planta e agora queres salvá-la? É isto que tens de fazer

Há salvação! Lê já este texto para ires a tempo de salvar as tuas plantas

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Haverá ser mais sensível, frágil e com uma "personalidade" mais complexa e incompreensível do que uma planta?

Se tens plantas em casa e se já caíste no erro de regar demasiado as plantas, sobretudo nestes últimos dias em que o calor foi extremo, então este texto é mesmo para ti.

Afinal, como poderias não dar mais água às tuas plantas com este calor abrasador? A intenção é boa, só que as plantas muitas vezes não precisam assim de tanta água. E, muitas vezes, afogas as plantas em vez de as salvar. A boa notícia é que elas ainda podem recuperar com algumas dicas sagazmente fornecidas pelos "especialistas" ao site Tom's Guide.

Primeiro, o conselho genial é fazer uma pausa na rega. Afinal, a lógica é simples: se regar demais é o problema, a solução passa por dar menos água à planta. Deixa-a secar sozinha. Nick Wood, jardineiro, diz que isso pode levar alguns dias.

Mas não pares por aqui, a aventura continua. Não deixes a planta secar demais. Lembra-te: plantas com excesso de água têm dificuldade em transportar a água para as partes superiores, o que pode fazer com que a parte superior da planta seque.

Depois, nada como uma pequena mudança. Troca a planta de vaso, sobretudo para um com orifícios de drenagem adequados. E não te esqueças de mover a planta de lugar, mas, antes disso, retira todas as folhas e flores secas do topo.

E, por último, mas não menos importante, cuidado com as correntes de ar. É o suficiente para reduzir o excesso de humidade e acabar por secar o solo.


Depois de todos estes passos, terás uma nova planta pronta para crescer e tornar o ambiente da tua casa o mais confortável possível. Cuidar de plantas é um jogo de paciência, mas vê-las crescer vale toda a dedicação e paciência.




A RFM perto de ti