Influencer fatura 14 milhões de euros numa semana por mostrar roupa apenas durante três segundos
Com um estilo próprio, esta influenciadora já tem um milhão de seguidores
Nos Estados Unidos, há estudos que dizem que um em cada quatro adolescentes deseja, um dia, ser influencer, tal como avança a unilad. E é possível que assim seja um pouco por todo o mundo.
Uma das causas é, eventualmente, um caso como o de Zheng Xiang Xiang, que se tornou uma referência para milhares de jovens, no mundo dos influenciadores. Ser um criador de conteúdos digitais dá trabalho e é muito mais do que publicar fotografias, marcas ou imagens. A verdade é que a perceção que fica é que esta é uma vida fácil e dá dinheiro.
Zheng Xiang Xiang é uma influencer que faz publicações e transmissões ao vivo no Douyin, que é a versão chinesa do TikTok, onde mostra muitos produtos - cada um deles é exposto apenas durante três segundos - e ganha o equivalente a 14 milhões de euros por semana.
Zheng, que tem um milhão de seguidores e que começou nesta atividade em 2017, tornou-se conhecida por ter uma atitude inexpressiva e por recorrer a técnicas de venda muito rápidas. A verdade é que as suas publicações atingem milhares e milhares de visualizações.
Habitualmente, pega no produto, exibe em segundos, diz o preço e atira para o lado. Dizem os especialistas que foi esta imagem de marca minimalista e mais real, diferente de outros e outras influencers que cativou o público e lhe aumentou significativamente o número de seguidores.
Com o sucesso de Zheng e para não haver imitações, a rede social Douyin impôs uma nova norma em outubro que implica a proibição de apenas apresentar os produtos. A regra diz que os produtos devem ser apresentados e descritos, ainda que de forma básica, sob pena de pagarem multas ou verem a conta nesta rede social fechada.
Zheng Xiang Xiang mantém, para já, o seu estilo seco e rápido e que dá milhões, mas poderá ter de, também ela, aderir às novas normas impostas pela rede social Douyin.
(Imagens: Reprodução de vídeo)