Maratonas de séries podem prejudicar a tua saúde, diz um especialista
Mike Kocsis, especialista em hormonas, aponta diversos fatores que podem estar a pôr em risco o teu sono e as tuas hormonas pelo simples ato de ver séries
Ficar em casa sem fazer nada, deixar as preocupações de lado e aproveitar para ficar no sofá a ver uma série parece o plano perfeito.
As responsabilidades ficam de lado por algum tempo e somos invadidos por um cenário que não é o nosso e nos envolve.
Um refúgio para muitos, mas que fica agora tremido depois de Mike Kocsis, um especialista em hormonas, citado no Huffpost, dizer que fazer maratonas de séries pode afetar a tua saúde.
Estar envolvido na trama do que estamos a ver pode trazer problemas e não é o do sedentarismo.
“Os sintomas de medo ou de excitação refletem-se mutuamente. Como resultado, o corpo reage ao ver dramas e thrillers da mesma forma que reage quando está apaixonado”, explica Mike Kocsis.
O especialista vai mais longe e diz mesmo que “o ritmo cardíaco aumenta 42%, a pressão sanguínea aumenta e o fluxo sanguíneo para o intestino diminui quando o corpo sente estas emoções intensas”, e então “o sistema nervoso simpático desencadeia uma resposta ao stress que motiva o corpo a preparar-se para uma ameaça”.
No entanto, como o corpo não está sob ameaça “o cérebro liberta uma dose de dopamina”, afirma quando citado na mesma publicação.
Para perceberes melhor porque é que esta dose pode ser prejudicial, o especialista em hormonas indica que “a libertação súbita de dopamina é a razão pela qual vemos programas de televisão em excesso, uma vez que o seu efeito provoca uma sensação de euforia” o que, por sua vez nos leva “a desejar o programa de televisão, como se fosse um vício, quando mudamos de canal ou desligamos o programa”.
Provavelmente também te tens deparado com o aparecimento de mais produtos para a pele com proteção contra a luz azul, aquela luz emitida pelos computadores e telemóveis, e existe uma explicação.
O especialista aponta esta como outra razão para os problemas de saúde que surgem depois de horas em frente à televisão.
“A luz azul suprime a produção da hormona do sono, a melatonina, levando o cérebro a pensar que ainda é dia e, por conseguinte, a atrasar o sono”, alerta o Mike Kocsis na mesma publicação.
Para não sofreres com estas consequências, e por mais que queiras saber o que acontece no episódio seguinte da tua série, o especialista em hormonas diz que ao “sentires cansaço, mau humor ou mesmo ansiedade depois de veres televisão durante muito tempo, implementa um limite de televisão todas as noites e assegura-te de que estás atento ao número de horas que vês”.