Em Espanha, uma nova terapia está a ser testada numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e não envolve nenhum fármaco, mas sim uma dose extra de fofura.


Os doentes do Hospital del Mar, em Barcelona, foram surpreendidos por visitas de quatro patas. O objetivo da terapia? Melhorar o bem-estar emocional dos pacientes durante o internamento.


Duas vezes por semana, os doentes da UCI recebem a visita de cães de terapia que permanecem ao lado deles entre 15 a 20 minutos.


Joel Bueno, um paciente de 34 anos, recebeu esta surpresa de forma emotiva e não conseguiu mesmo conter as lágrimas.

Um coágulo de sangue arrastou-o para o internamento do Hospital del Mar e este carinho dos patudos - Vida e Lu, o nome destes visitantes peludos - fez com que recordasse o seu animal de estimação.


"É ótimo ter alguém que nos ama mais do que qualquer outra coisa no mundo. Eles dão tudo por nós, não importa como estamos com eles" disse Joel, em declarações à agência Reuters.



Os animais que fazem parte desta iniciativa “estão em perfeito estado de saúde física e mental e são supervisionados permanentemente por veterinários especialistas em bem-estar e comportamento animal” garante Jaume Fatjó, diretor da Fundação Affinity Animais e Saúde da Universidade Autónoma de Barcelona, que participa neste projeto, citado em comunicado na página do Hospital del Mar.


A experiência vai analisar amostras da saliva dos doentes, antes e depois de uma sessão, para perceber se os indicadores de stress diminuem e se os de bem-estar aumentam.


Para já, parece estar a ter resultados positivos. "Por enquanto é apenas uma perceção, mas parece-nos que há um benefício para os pacientes", disse Lucia Picazo, médica da unidade, citada pela Reuters.

Joel Bueno diz não ter dúvidas e que a simples notícia de ter uma visita destes patudos melhorou logo a sua moral.


A verdade é que não são só os pacientes que ficam contentes em ter por perto estas companhias, também os profissionais de saúde que trabalham na UCI e os familiares dos doentes gostam destas visitas e criam laços com elas.