Ecrãs queriam unir Dublin a Nova Iorque, mas geraram o caos

A instalação artística funciona apenas de forma visual, mas já tem dado que falar por ter sido alvo de momentos desagradáveis



Dois ecrãs “apareceram” em Dublin, na Irlanda, e em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quase como se de um portal se tratasse.


A ligação entre ambos é apenas visual, não fiques já a pensar que podes ir de um país para o outro como se fosse magia.

O objetivo desta instalação artística é mesmo unir o planeta, mas ao que parece, as coisas não correram bem como o planeado.

Desde a instalação dos ecrãs, a 8 de maio, que já surgiram várias queixas, e a primeira aconteceu mesmo poucas horas após estes estarem prontos.

De acordo com o New York Post, uma mulher “extremamente alcoolizada” bateu e foi contra o monitor, na Irlanda, antes de ser detida pelas autoridades do país.



Numa situação também insólita, e a contribuir para o caos que está a perseguir esta ideia, um homem foi filmado a baixar as calças para a câmara para choque de quem observava pelo outro ecrã.


Matt Shaver, em declarações ao mesmo meio de comunicação, revelou que se deslocou de Los Angeles a Nova Iorque para ver a sua irmã, que se encontra a viver em Dublin, e foi alvo de um momento desagradável.

A estragar a união que os ecrãs juntaram, uma pessoa, a exibir uma suástica, arruinou a fotografia que o homem, de 30 anos, tentou tirar com a irmã.


Houve ainda quem fosse mais longe nas brincadeiras de mau gosto. Em Dublin, o livestream foi usado, com recurso a um telemóvel, para mostrar vídeos de um dos episódios mais marcantes da história dos Estados Unidos, o momento em que um dos aviões embateram nas Torres Gémeas, em setembro de 2001.


Mas, apesar do caos, ainda existem experiências boas ao usar os ecrãs.


Mackenna Vickory foi até Nova Iorque para ver os seus pais que estão a viver em Dublin há 6 anos.

"Foi tão divertido conseguir vê-los. É muito emocionante. Estamos habituados a trocar mensagens e isto parece que é mais real", relatou a jovem.


Esta não é, no entanto, a primeira vez que surgem ecrãs a ligar países.


A primeira instalação aconteceu há 3 anos, na Europa, e ligava Vilnius, na Lituânia, a Lublin, na Polónia.



(Imagem: Reuters)




A RFM perto de ti